19/09/2015

9 Filmes Nonsenses - Parte 1

Nonsense é uma expressão inglesa que denota algo sem nexo. Sendo caracterizado pelo comprometimento com o irreal e insano. Aqui nada faz sentido ou tem explicação, animais falam, você pode se afogar em uma lagoa de lágrimas ou se quiser rosas vermelhas e só tiver brancas então você pode colori-las.

Existem vários filmes nonsenses que tenho certeza que muitas pessoas já assistiram, mas nem imaginam que se trata de um nonsense. Pensando nisso, elaborei esse TOP 9, para ajudar a identificar esse estilo diferente de filmes.

Confira abaixo a 1ª parte dos filmes nonsenses:

Filme: "O Mágico de Oz (1939)" - Estados Unidos da América

"Não há lugar melhor que o nosso lar."
"The Wizard of Oz" foi dirigido por Victor Fleming. Nesse belíssimo clássico, nos aventuramos, juntamente com Dorothy e seu fiel companheiro Totó, em uma viagem pela Terra de Oz. Assistir essa obra-prima é adentrar em um mundo mágico, onde aprendemos lições para uma vida inteira e ainda ter contato com uma das mais belas obras já produzidas pela indústria cinematográfica. Confira mais detalhes do filme em O Mágico de Oz.


Filme: "Alice no País da Maravilhas (1951)" - Estados Unidos da América

"Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve."
"Alice in Wonderland" foi dirigido pelo trio Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske. A garotinha Alice é muito curiosa, e cansada de seu mundo monótono, acaba caindo no maluco País das Maravilhas, ao seguir o apressado Coelho Branco. Lá conhece os irmãos gêmeos, Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre Maluca e o Chapeleiro Louco e participa de um jogo de crocket com a Rainha de Copas. Confira mais detalhes do filme em Alice no País das Maravilhas.

Filme: "Adaptação (2002)" - Estados Unidos da América


"Mudar não é uma escolha. Não para uma espécie de planta, nem para nós. Acontece, e a gente fica diferente..."
"Adaptation" foi dirigido por Spike Jonze. O filme conta a história do roteirista Charlie que tem a difícil missão de adaptar para o cinema o romance "The Orchid Thief" da jornalista Susan Orlean. O livro conta a história de John Laroche que clona orquídeas raras. Além das dificuldades que Charlie enfrenta para adaptar esse livro, ele está passando por um momento depressivo e, para piorar a situação, seu irmão gêmeo Donald resolve se mudar para o seu apartamento. Confira mais detalhes do filme em Adaptação.


Filme: "Mary Poppins (1964)" -  Estados Unidos da América, Reino Unido


"Pessoas praticamente perfeitas não deixam os sentimentos se misturarem com a razão."
"Mary Poppins" foi dirigido por Robert Stevenson. A história se passa em Londres de 1910. O banqueiro, George Banks redige um anúncio pedindo uma babá, após Michael  e Jane, seus filhos, mais uma vez sumirem e fazerem a babá pedir demissão. Mary Poppins, que desce das nuvens até a casa dos Banks, usando um guarda-chuva mágico como pára-quedas. Michael e Jane ficam fascinados com Mary Poppins, pois ela é exatamente a babá que sempre sonharam. Confira mais detalhes do filme em Mary Poppins.


Filme: "Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos (1970)" - Tchecoslováquia

"A doninha não é nosso pai."
"Valerie a Týden Divůfoi dirigido por Jaromil Jires. Nessa trama surreal e onírica, conhecemos a adolescente Valerie que mora com sua avó. A garota começa a ter contato com a sua consciência sexual e inicia uma viagem assustadora, misturando sonhos e realidade. Uma obra-prima que trata sobre amor, sexo, religião e os medos mais profundo. Confira mais detalhes do filme em Valerie e Sua Semana de Deslumbramentos.


Filme: "Uma Cilada para Roger Rabbit (1988)" - Estados Unidos da América

"Não sou malvada. Fui desenhada assim."

"Who Framed Roger Rabbit" foi dirigido por Robert Zemeckis. Esse filme é um dos pioneiros a misturar pessoas e desenhos numa mesma obra. E nessa trama acompanhamos o detetive Eddie Valiant é contratado pelo dono do estúdio para descobrir se Jessica Rabbit está sendo traindo seu marido Roger Rabbit. No entanto, o coelho Roger acaba se tornando o principal suspeito de um crime e cabe ao detetive Eddie desvendar esse mistério. Confira mais detalhes do filme em Uma Cilada para Roger Rabbit.

Filme: "Quero Ser Grande (1988)" - Estados Unidos da América

"Eu quero ser grande."
"Big" foi dirigido por Penny Marshall. Conhecemos Josh Baskin, um garotinho de 12 anos que cansado de ser humilhado pelos colegas, faz um pedido em um brinquedo do parque de diversões. No dia seguinte ele acorda com 30 anos de idade, acaba sendo expulso de casa, pois sua mãe não o reconheceu. Com a ajuda do melhor amigo, ele consegue arrumar um lugar para morar, além de conseguir um emprego em uma loja de brinquedos, ele ainda arruma uma namorada, porém, ele começa a sentir saudade da família. Confira mais detalhes do filme em Quero Ser Grande.


Filme: "A Fantástica Fabrica de Chocolate (1971)" - Estados Unidos da América, Reino Unido 

"Saudações a você, o sortudo ganhador desse Cupom Dourado do senhor Willy Wonka..."
"Willy Wonka & the Chocolate Factory" foi dirigido por Mel Stuart. Acompanhamos a vida do garotinho Charlie Bucket, um garotinho pobre, mas que sonha em conhecer a fábrica de chocolate. Certo dia ele encontra um cupom dourado que é o passaporte para realizar o seu sonho. Juntamente com se avô, ele chega na fábrica, e é recebido por Willy Wonka, o dono da fábrica de chocolates. É nesse lugar que ele e mais quatro crianças vão viver altas aventuras, além de obterem conceitos sobre honestidade. Confira mais detalhes do filme em A Fantástica Fábrica de Chocolate.


Filme: "Meia Noite em Paris (2011)" - Estados Unidos da América e Espanha

"Um amor verdadeiro e real cria uma trégua de morte."
"Midnight in Paris" foi dirigido por Wood Allen. Nessa comédia romântica encantadora, vamos acompanhando Gil na retomada do sonho de ser escritor e juntamente com ele, fazemos uma viajem no tempo e desembarcamos na boêmia Paris da década de 20. E vamos conhecendo alguns dos maiores escritores do século XX. Assistir esse filme é sentir uma enorme vontade de conhecer Paris, mas aquela Paris do início do século passado e ficar por lá mesmo. Confira mais detalhes do filme em Meia Noite em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário