Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

01/09/2015

101 Melhores Filmes: Década de 1920 - Parte 3

Estou organizando uma série de coletâneas com os 101 melhores filmes de cada década. São filmes de todos os gêneros e que ficaram marcados na minha memória e de todos os fãs de cinema.

Serão vinte postagens de cada década e cada postagem terá cinco filmes que já assisti e fazem parte do acervo de postagens no blog.

Confira a Parte 3 dos 101 melhores filmes da década de 1920.


Filme: "O Circo (1928)" - Estados Unidos da América
"The Circus" foi dirigido por Charles Chaplin. O Vagabundo acaba indo parar em um circo enquanto fugia da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras. Ele sem querer acaba entrando no espetáculo e fazendo grande sucesso com o público, sendo logo contratado pelo dono, que irá se aproveitar dele. Ele ainda arranja tempo para se apaixonar pela acrobata, filha desse mesmo proprietário. Confira mais detalhes do filme em O Circo.

Filme: "A General (1926)" - Estados Unidos da América
"The General" foi dirigido pela dupla Buster Keaton e Clyde Bruckman. Este clássico do cinema mudo se passa na época da Guerra Civil americana. Inicia com o maquinista Johnny Gray apaixonado pelo seu trem A General, não é aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. Assim, sua amada Annabelle começou a pensar nele como covarde. Até o dia em que ele vai provar que tem coragem e também loucura, ao perseguir sozinho um bando de espiões unionistas, que roubaram o trem A General e dentro dele Annabelle Lee. Confira mais detalhes do filme em A General.

Filme: "O Encouraçado Potemkin (1925)" - União Soviética

"Bronenosets Potyomkin" foi dirigido por Sergei M. Eisenstein. Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle.  Isto seria o início de uma grande tragédia. Confira mais detalhes do filme em O Encouraçado Potemkin.

Filme: "A Queda da Casa de Usher (1928)" - Estados Unidos da América
"La Chute de la Maison Usher" foi dirigido por Jean Epstein. Lorde Roderick Usher está preocupado com a saúde da esposa, com a qual vive numa casa perdida no meio dos lagos. Um de seus amigos vai ao local carregado de angústia e enigmas e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. Um dia, ela morre. Enterram-na na cripta do parque. Mas Roderick está persuadido de que ela está apenas adormecida. Confira mais detalhes do filme em A Queda da Casa de Usher.


Documentário: "Nanook, o Esquimó (1922)" - Estados Unidos da América e França
"Nanook of the North" foi dirigido por Robert H. Lowie. O filme documenta um ano da vida do esquimó Nanook e de sua família, que vivem em Hudson Bay, no Canadá. A caça (a animais como o leão marinho), a pesca e as migrações de um grupo que estão totalmente à parte da industrialização da década de 20. O cotidiano de uma família que realiza as atividades do dia-a-dia em volta basicamente de uma única questão: Ter o que comer. Confira mais detalhes do filme em Nanook, O Esquimó.

Logo disponibilizarei mais filmes para todos os apreciadores de grandes obras cinematográficas. Aproveite para conferir a 2ª postagem dessa coletânea AQUI.