09/08/2015

Filme: "Um Homem de Família (2000)"

"E se você tivesse uma segunda chance?"

"The Family Man" é um filme interessante para refletirmos sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida. E se tivéssemos uma segunda chance para mudar o destino, certamente todos nós faríamos, afinal, quem nunca pensou onde estaria nesse momento se tivesse feito outras escolhas.

É um filme com temática natalina, mas que pode ser visto em qualquer época do ano, pois aborda a essência do ser humano. Foi dirigido por Brett Ratner e o lançamento aconteceu no ano de 2000.

A história gira em torno de Jack Campbell (Nicolas Cage) é um investidor de Wall Street jovem e solteiro ele vive uma vida de badalações Nova Iorque.
Jack se surpreende ao receber uma ligação da ex-namorada Kate (Téa Leoni) treze anos após o término do relacionamento. Ele não atende o telefonema, mas fica pensativo. Como era Noite de Natal, Jack resolve ir a pé para casa, no meio do caminho conhece Cash (Don Cheadle).
Após esse evento, Jack vai para sua cobertura, mas na manhã seguinte ele acorda em um quarto no subúrbio de Nova Jersey com Kate, que ele havia abandonado anos atrás e agora é sua esposa, além do mais ele é pai de duas crianças que ele sequer conhecia.
Jack, então percebe que esta é justamente a vida que ele teria se não tivesse se transformado em um investidor financeiro treze anos antes. Ao invés disso, ele tem uma vida modesta, sendo um vendedor de pneus e sua esposa uma advogada mal-remunerada.
O rapaz se esforça para ser um bom homem de família, mas comete vários erros. Logo, a filha de Jack logo percebe que este não era seu pai, e resolve manter este segredo, ajudando-o a 'sobreviver' em sua nova vida.
Jack acaba gostando de ser pai de família, se apaixona novamente por Kate e ama os filhos como se fossem seus. 
No entanto, repentinamente, ele tem uma conversa com Peter Lassiter (Josef Sommer) na loja de pneus, onde acaba recebendo uma oferta de trabalho na mesma firma onde era presidente em sua vida de rico, e a possibilidade de voltar à vida luxuosa lhe seduz.
Kate consegue convencê-lo a ficar em Nova Jersey e passar um tempo com a família. Quando Jack se da conta do verdadeiro valor de sua nova vida, ele acaba acordando na sua cobertura, com a velha vida de rico, solteiro e sem filhos. Ele fica desesperado...
"Um Homem de Família" é frequentemente comparado com outro filme natalino "A Felicidade não se Compra". Apesar do filme ser muito bonito e reflexivo, não consegue ser tão profundo e comovente como o clássico de Frank Capra. 
Sensível, doce  e inspirador, "Um Homem de Família" é um filme que gostei e recomendo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 125 minutos
Categorias: Drama, Comédia, Fantasia, Família
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 8,8