22/08/2015

Filme: "Taxidermia (2006)"

"Quando algo chega ao fim, então seu início também será importante."

"Taxidermia" é um filme perturbador, bizarro, sádico, doentio, grotesco e, por incrível que pareça, coleciona milhares de fãs. Este filme húngaro foi dirigido por György Pálfi e é uma adaptação dos contos de Lajos Parti Nagy. O lançamento aconteceu em 2006.

O terror/bizarro não é um estilo de filme que chama a minha atenção, geralmente, suas obras são estranhas e 'sujas' na minha opinião. Acabei selecionando este filme húngaro para fazer parte da viagem pelo mundo através dos filmes, mas após assisti-lo, não consigo considerar um bom exemplar da Hungria, deve haver outros filmes menos bizarros produzidos naquele país.

Aqui temos três gerações (avô, pai e filho) arrastando hábitos, obsessões e costumes bizarros e doentios pela Hungria e Europa Central diante dos nossos olhos. Prepare-se, porque o horror alternativo causa reações negativas até no espectador mais preparado.
O primeiro segmento é passado na 2ª Guerra Mundial e aí conhecemos o soldado Moroscovany (Csaba Czene), um obcecado sexual que faz as piores bizarrices que alguém pode imaginar. É uma história da total depreciação do ser humano.
O segundo segmento narra a história do filho do soldado, este apresenta um certo talento para competições de comilança. Ele se apaixona por uma mulher que não só partilha do mesmo peso na balança e, logo surgem conflitos e detalhes repugnantes são mostrados em maior quantidade quanto na primeira geração desta linhagem sanguínea exótica.
O terceiro segmento fala sobre o filho do casal obeso. Um taxidermista magricelo que vive a vida empalhando animais e cuidando de seu pai, o campeão das competições de comida da segunda parte do filme, este encontra-se idoso e assustadoramente obeso.
"Taxidermia" nao é apenas um filme sobre esquisitices, percebemos que há uma crítica expressada ao ser humano, por trás do terror psicodélico mostrado, principalmente em algumas cenas específicas, além de abordar a questão antiética da traição, aborto e taxidermia. 
Cada geração é mostrada através da obscuridade humana de diversas formas, tem momentos que esquecemos que se trata de seres humanos, devido seus hábitos e aparência estranha. 
"Taxidermia" é um filme cult feito para poucos espectadores. Portanto, antes de assisti-lo pense muito bem se deseja adentrar neste universo doentio e destruidor.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 91 minutos
Gênero: Terror, Comédia, Drama
Classificação: 18 anos
Minha Nota: 5,0