17/08/2015

Filme: "Procurando Nemo (2003)"

"Continue a nadar, continue a nadar, nadar, nadar."

"Finding Nemo" é uma animação de excelente qualidade, com personagens carismáticos, piadas inteligentes e acima de tudo, uma aventura cativante que conquista crianças e adultos.

Dirigida por Andrew Stanton e Lee Unkrich, esta é a 5ª animação computadorizada lançada pela bem-sucedida parceria entre os estúdios Disney e a Pixar. Venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação, além de ser indicado nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição de Som e Melhor Roteiro Original. O lançamento aconteceu em 2003.

O filme conta a história de Marlin (Albert Brooks), um peixe-palhaço que ao ser atacado por uma barracuda perde sua esposa, Coral (Elizabeth Perkins), e todos os ovinhos prestes a nascer, à exceção de um: Nemo.
O medo de perder seu único filho sobrevivente, transforma Marlin num pai super-protetor e preocupado com a habilidade para nadar de Nemo (Alexander Gould), visto que a nadadeira direita dele é menor que a outra, uma sequela do ataque que sofreu.
No primeiro dia de aula, Marlin acaba envergonhando Nemo durante uma excursão da escola, pois este não confiava nos professores. Muito chateado, Nemo desobedece ao pai e sai nadando em mar aberto, e acaba capturado por um mergulhador que o leva para Sydney, na Austrália. 
Desesperado, Marlin se aventura nos mistérios do oceano para encontrar seu filho. Nessa jornada perigosa, ele encontra Dory (Ellen DeGeneres), um peixe-fêmea que se torna sua companheira de busca. Porém, Dory sofre de um grave problema de perda de memória recente que a fez esquecer até mesmo que conhece Marlin, assim como o que eles estão à procura.
Os dois enfrentam muitos perigos e são ajudados por Crush (Andrew Stanton), uma tartaruga marinha que os leva para a corrente da Austrália Oriental.
Enquanto isso, o pescador de Nemo, P. Sherman (Bill Hunter), coloca o peixinho num aquário em seu escritório em Sydney Harbour. Lá, ele conhece um grupo de peixes chamado 'A Gangue do Aquário'.
Essa gangue é liderada pelo astuto mourisco chamado Gill (Willem Dafoe), e formada por Bloat (Brad Garrett), Bubbles (Stephen Root), Peach (Allison Janney), Gurgle (Austin Pendleton), Jacques (Joe Ranft) e Deb (Vicki Lewis).
Os peixes ficam apavorados ao saber que o dentista pretende dar Nemo de presente para sua sobrinha, Darla (Lulu Ebeling), que é conhecida por ter matado um peixinho dourado dado a ela anteriormente. Com a intenção de salvar a vida de Nemo, Gill inicia um plano de fuga.
E a partir daí tem início uma aventura colorida, onde todos os tipos de criaturas marinhas aparecem. Peixes de todas as espécies e cores, cavalos-marinhos, tubarões, águas-vivas, tartarugas, baleias entre outros. 
Por fim, Marlin aprende a lição mais importante, que para proteger seu filho dos perigos do mundo, basta ensiná-lo a percorrer os caminhos mais corretos e, acima de tudo, confiar em Nemo.
O filme foi alvo de uma polêmica em que uma ação judicial do escritor francês de livros infantis Franck Le Calvez contra os estúdios Disney e Pixar, acusando-os de plágio. O escritor francês acabou perdendo e ainda foi obrigado a pagar uma fortuna avaliada US$80.000,00 em danos e custos.
"Procurando Nemo" é um belo filme, que mostra o amor fraternal, mas sem se tornar piegas ou melodramático. E sobretudo, transmite uma linda mensagem mostrando a necessidade de confiança que um pai precisa ter em seus filhos, deixando-os se esforçarem para sair por si próprios de situações difíceis. É um filme leve e delicioso de assistir, recomendado para ser visto com toda a família reunida.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 100 minutos
Gênero: Animação, Aventura, Comédia, Família
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0