Filme: "O Intrépido General Custer (1941)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, agosto 19, 2015

Filme: "O Intrépido General Custer (1941)"

"O único índio bom é o índio morto."

"They Died With Their Boots On" é um filme biográfico sobre  a vida do militar George Armstrong Custer, conhecido como General Custer. Que na Guerra de Secessão, destacou-se como um agressivo oficial de cavalaria da União, alcançando o posto temporário (brevet) de general de brigada de voluntários com apenas 25 anos de idade. Foi realizado pelo cineasta Raoul Walsh em 1941, e é considerado por muitos historiadores como não sendo fiel a trajetória de vida do General Custer. Procurei saber um pouco mais da história deste militar extravagante. O filme foi bastante romanceado (como ocorre na grande maioria das biografias) e também exitem personagens fictícios, assim sendo, concluo que existem verdades e fantasias, porém, este western épico ainda é o maior filme sobre a vida do General.

A trama inicia quando o novo grupo de cadetes de West Point, em 1857, inclui George Armstrong Custer (Errol Flynn), um rapaz que deseja experimentar a glória da guerra. Durante seu tempo na academia militar, ele comete muitas infrações e seu desempenho em sala de aula é péssimo.

Quando Abraham Lincoln é eleito presidente, e a guerra civil eclode, Custer fica ansioso por sua graduação a fim de se juntar à batalha. Ele é graduado e enviado para Washington, a fim de esperar por uma atribuição. Porém, ele havia marcado um encontro com Elizabeth Bacon (Olivia de Havilland).
No entanto, devido sua má reputação, ele fica impedido de servir. Cansado de esperar, Custer obtém a simpatia do tenente-general Winfield Scott (Sydney Greenstreet)ao convidá-lo para almoçar, aproveitando a oportunidade para confessar seu dilema. Como consequência, Scott o designa para servir no 2º Batalhão de Cavalaria dos Estados Unidos.
Na Batalha de Bull Run, Custer ignora as ordens recebidas e conduz seus homens em um ataque contra o inimigo, sendo ferido em batalha, enviado para casa e recebe uma medalha pelo feito. Então, Custer vai visitar Elizabeth para se desculpar pela maneira como saiu de West Point.
Antes de chegar à casa da jovem, ele se encontra com Samuel Bacon (Gene Lockhart) e, desconhecendo que se trata do pai da jovem, tem um forte desentendimento com ele. Na mesma noite, o jovem casal se encontra e Custer promete se casar com ela assim que se tornar general.
Ao retornar ao seu regimento, Custer acaba se tornando, por engano, o general da Brigada de Michigan. Na Batalha de Gettysburg, na Pensilvânia, ele novamente contraria as ordens e a Brigada perde muitos homens, obrigando o general confederado a recuar com suas tropas, e com o fim da guerra, Bacon aprova seu casamento com a filha.
Após o casamento, Custer fica sem nenhuma atividade militar, e recebe um convite de Ned Sharp (Arthur Kennedy), antigo colega de West Point, para assumir a presidência de uma corporação que ele havia formado, mas ao descobrir que será apenas uma figura sem poder de decisão, recusa a oferta de emprego.
Custer é enviado para o Forte Lincoln, em Dakota. Ao chegarem lá, o casal se depara com o Forte em completa desordem. Sharp havia aberto um entreposto de comércio que vende rifles para os índios e um Bar bastante frequentado pelos homens da Cavalaria. Custer fecha tanto o Bar como o entreposto comercial.
Ao tomar conhecimento da aproximação de uma batalha contra os índios sob a liderança de Crazy Horse (Anthony Quinn), Custer implora para ser devolvido ao seu comando. Mas já era tarde demais...
"O Intrépido General Custer" é um western épico muito bom sobre a história deste famoso herói norte-americano. Com fotografia deslumbrante e trilha sonora marcante, este filme se tornou uma obra-prima do diretor Raoul Walsh.


Duração: 140 minutos
Gênero: Guerra, Biografia, Drama, Romance, Aventura, Domínio Público
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 9,0