Filme: "O Diabo Disse: Não! (1943)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, agosto 20, 2015

Filme: "O Diabo Disse: Não! (1943)"

"Juntando todos os convidados da festa dava mais de 1.400 anos."

"Heaven Can Wait" é uma sofisticada comédia da década de 40 que foi dirigida pelo cineasta alemão Ernst Lubitsch. 

Aqui vemos uma história bem interessante e original, que lhe rendeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Fotografia. O lançamento aconteceu em 1943.

Ao morrer, o rico e aristocrata Henry Van Cleve (Don Ameche) bate às portas do inferno, por acreditar que merece ser castigado pela vida de mulherengo, marcada por infidelidades à esposa. No entanto, o ser maléfico tratado no filme como Sua Excelência (Laird Cregar) pede-lhe para relatar toda sua vida para avaliar a situação.
E assim acompanhamos, através de um enorme flashback, a história de Henry desde 1892, ano de seu nascimento. As brigas constantes de sua mãe a avó por causa dele, o envolvimento com a empregada francesa Yvette Blanchard (Signe Hasso).
No dia em que completa 26 anos, seus pais promovem uma grande recepção, ocasião em que seu primo Albert (Allyn Joslyn) chega com sua noiva, Martha (Gene Tierney), e seus futuros sogros. Enquanto os convidados estão assistindo a um recital de uma cantora lírica, Martha, ao ter uma crise de espirros, retira-se do local e entra na biblioteca, onde está Henry. Os dois já haviam se conhecido, casualmente, numa livraria, quando Henry sentiu-se fortemente atraído por ela.
Ao vê-la sozinha, ele a seduz e os dois saem juntos para se casarem. O mal-estar é geral, o Sr. Strabel (Eugene Pallette) diz que não quer mais ver sua filha.
O tempo passa, o casal tem um filho, Jack, e quando Henry completa 36 anos, Martha descobre duas faturas de caríssimos braceletes por ele comprados, concluindo que se tratam de presentes para suas amantes. Indignada, decide viajar para Kansas e enfrentar seus pais. Embora hesitem em princípio, eles terminam acolhendo-a.
Entretanto, com a ajuda de seu avô, Hugo Van Cleve (Charles Coburn), Henry vai à Kansas, onde convence Martha a voltar a viver com ele. Os anos se passam e o casal mantém-se unido. Quando Jack (Tod Andrews) se torna adulto e se envolve com uma corista, Peggy Nash (Helene Reynolds), Henry a procura oferecendo dinheiro para ela abandonar o rapaz.
No dia em que Henry e Martha comemoram suas bodas de prata, ele descobre que a mulher está seriamente doente, com poucos meses de vida.
Solitário, ele adoece e vem a morrer aos 70 anos de idade, sendo assistido por Nellie Brown (Doris Merrick), uma jovem enfermeira. E assim, ele acaba tendo o encontro decisivo com Sua Excelência.
"O Diabo Disse: Não!" é um filme delicioso de assistir, elegante e envolvente, entrou para o grupo das melhores comédias que assisti. Com um roteiro muito bem feito e diálogos inteligentes, além de uma fotografia fascinante, é um filme que recomendo para todos. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 112 minutos
Gênero: Fantasia, Drama, Comédia, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,0