Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

21/08/2015

Filme: "Muralhas do Pavor (1962)"

"E os ventos do firmamento uivavam os únicos sons em meus ouvidos, mas as ondas do mar murmuravam… Morella."

"Tales of Terror" é mais um ótimo filme do cineasta Roger Corman baseado nos contos de horror macabro do genial escritor Edgar Allan Poe. Definitivamente, Poe é o maior escritor do horror gótico que já existiu, suas obras são únicas e inigualáveis, feito jamais conseguido por outro escritor do gênero. Sou fã indubitavelmente deste escritor.

O diretor Roger Corman soube extrair o verdadeiro terror que emanava das obras de Allan Poe, criando filmes de baixo orçamento, mas com grande sucesso entre os fãs do terror gótico. O lançamento do filme aconteceu em 1962.

O filme apresenta três segmentos adaptados da obra de Edgar Allan Poe: "Morella", "O Gato Preto" (combinado com partes de "O Barril de Amontillado") e "O Estranho Caso de M. Valdemar".

Primeiro Segmento: Morella

Neste segmento conhecemos Locke (Vincent Price), um viúvo amargurado e bêbado, recebe a visita de sua filha, Lenora (Maggie Pierce), que viveu rejeitada nos últimos 25 anos, apontada como responsável pela morte da mãe, Morela (Leona Gage).
O pai sempre culpou a garota, que ao voltar revela estar com uma doença terminal, o que faz com que ele reveja seus conceitos e tente recuperar o tempo perdido com a garota. Mas o que ela não sabe é que Locke guardou durante todo este tempo o corpo embalsamado de sua mãe Morela na mansão. E o espírito desta está sedento por vingança.

Segundo segmento: O Gato Preto

Este segmento também traz também elementos de outro famoso conto de Poe, O Barril de Amontilhado, além, é claro, do conto homônimo que o nomeia. Aqui, bêbado inveterado Montresor Herringbone (Peter Lorre) odeia o gato preto de estimação da sua esposa Annabelle (Joyce Jameson).
Certa noite, ao ser expulso de um bar, ele chega a uma Convenção de Vinicultores e desafia o renomado Fortunato Luchresi (Vincent Price) para uma competição de degustação de vinhos. Após provar seu conhecimento dos diferentes vinhos, Montresor é levado, completamente bêbado, para a casa dele pelo admirado Fortunato.
Ao conhecer Annabelle, Fortunato se torna amante dela, aprovetando para visitá-la intimamente quando sabe que o marido a deixa sozinha toda noite para se embriagar. Ao descobrir a traição da esposa com o recém amigo, Monstresor irá por em prática a mais famosa vingança de Poe: emparedar pessoas. Mas o gato também misteriosamente foi parar atrás da parede junto com os corpos.


Terceiro segmento: O Caso do Sr. Valdemar

No último segmento do filme conhecemos o rico Valdemar (Vincent Price) que encontra-se com uma doença terminal e emprega o misterioso Carmichael (Basil Rathbone) para hipnotizá-lo e com isso consiga diminuir a dor que sente. Ao mesmo tempo ele pede a seu médico Dr. James (David Frankham) que cuidasse de Helena (Debra Paget), sua esposa, após a morte dele, pois sabe da atração de ambos.
Carmichael, ambicioso e maquiavélico, primeiro ganha toda a confiança de Valdemar, aplacando sua terrível dor graças às sessões de hipnose, indo contra a vontade de sua esposa, Helene e seu médico. 
Mas ao morrer, Carmichael consegue manter, através de hipnose, a mente de Valdemar presa em seu corpo morto, impedindo-o de descansar para sempre. Resultado, Valdemar consegue sair do transe, e retorna à vida como um zumbi e pronto para se vingar do vilão.
Em "Muralhas do Pavor" encontramos diversos elementos que Poe adorava usar em seus contos de horror gótico: assassinato, necrofilia, hipnose, vingança, zumbis, adultério… Nem preciso comentar muito sobre o filme, afinal, os três segmentos dão ótimos e este filme já entrou para os meus preferidos do ator Vincent Price. Recomendo!

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 89 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Comédia
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,2