Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

24/08/2015

Filme: "A Dama das Camélias (1936)"

"Minha Cara Marie, não sou rico o suficiente para amá-la como eu gostaria, nem pobre o suficiente para ser amado como você gostaria que eu fosse."

O romance que inspirou o filme "Camille" existiu de fato, foi um amor intenso, porém, durou pouco tempo. O filme foi inspirado no livro "La Dame Aux Camélias", que conta a história real do romancista Alexandre Dumas Filho e com a cortesã Marie 'Marguerita' Duplessis que foi publicado em 1848, um ano após a morte de Marie, e também na adaptação para o teatro feita pelo próprio escritor em 1852. Contou com  a direção de George Cukor.

Este filme é uma das mais luxuosas produções da MGM na década de 1930 e um dos maiores sucessos comerciais e de crítica da atriz Greta Garbo, rendendo uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download.
Viajamos no tempo até Paris, em 1847. Lá, conhecemos Marguerite Gautier (Greta Garbo), uma famosa e disputada cortesã que, apesar de doente, esta acostumada a viver no luxo e na boa vida oferecida por seus amantes. 
Ela está sempre acompanhada por Prudence (Laura Hope Crews). Em uma de suas diversas idas aos teatros e salões da capital francesa, a cortesã conhece o jovem Armand Duval (Robert Taylor), rapaz humilde e distinto que passa a cortejá-la insistentemente com sinceras juras de amor.
Diante de tantas investidas, Marguerite acaba se rendendo aos encantos de Armand e os dois iniciam um tórrido romance.
Entretanto, quando Monsieur Duval (Lionel Barrymore) descobre o relacionamento do filho, preocupado com a imagem e com o futuro desse, procura Marguerite e exige que ela o deixe. 
Marguerite, diante da triste situação, pensando no bem do rapaz, o abandona e volta para os braços do milionário e arrogante Barão de Varville (Henry Daniell).
"A Dama das Camélias" é um dos melhores representantes do melodrama que estava no ápice na década de 30, também é um dos filmes mais bonitos visualmente que já tive o privilégio de assistir. O luxo dos vestuários e o requinte dos eventos sociais são mostrados com uma riqueza de detalhes que impressiona.
Marie sofria de tuberculose que se agravou após o término do romance avassalador, triste e cada dia mais doente, a jovem volta à Paris para sua antiga vida de cortesã, vindo a falecer em 03 de fevereiro de 1947, pobre, sozinha e infeliz. Dunas Filho, ao saber da morte do seu grande amor, escreve sua maior obra-prima que deu origem a este filme.
"A Dama das Camélias" é um filme essencial para todos os apreciadores do cinema de alta qualidade.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 109 minutos
Categorias: Drama, Romance, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,7

Um comentário: