Filme: "A Dama das Camélias (1936)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, agosto 24, 2015

Filme: "A Dama das Camélias (1936)"

"Minha Cara Marie, não sou rico o suficiente para amá-la como eu gostaria, nem pobre o suficiente para ser amado como você gostaria que eu fosse."

O romance que inspirou o filme "Camille" existiu de fato, foi um amor intenso, porém, durou pouco tempo. O filme foi inspirado no livro "La Dame Aux Camélias", que conta a história real do romancista Alexandre Dumas Filho e com a cortesã Marie 'Marguerita' Duplessis que foi publicado em 1848, um ano após a morte de Marie, e também na adaptação para o teatro feita pelo próprio escritor em 1852. Contou com  a direção de George Cukor.

Este filme é uma das mais luxuosas produções da MGM na década de 1930 e um dos maiores sucessos comerciais e de crítica da atriz Greta Garbo, rendendo uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz.

Viajamos no tempo até Paris, em 1847. Lá, conhecemos Marguerite Gautier (Greta Garbo), uma famosa e disputada cortesã que, apesar de doente, esta acostumada a viver no luxo e na boa vida oferecida por seus amantes. 
Ela está sempre acompanhada por Prudence (Laura Hope Crews). Em uma de suas diversas idas aos teatros e salões da capital francesa, a cortesã conhece o jovem Armand Duval (Robert Taylor), rapaz humilde e distinto que passa a cortejá-la insistentemente com sinceras juras de amor.
Diante de tantas investidas, Marguerite acaba se rendendo aos encantos de Armand e os dois iniciam um tórrido romance.
Entretanto, quando Monsieur Duval (Lionel Barrymore) descobre o relacionamento do filho, preocupado com a imagem e com o futuro desse, procura Marguerite e exige que ela o deixe. 
Marguerite, diante da triste situação, pensando no bem do rapaz, o abandona e volta para os braços do milionário e arrogante Barão de Varville (Henry Daniell).
"A Dama das Camélias" é um dos melhores representantes do melodrama que estava no ápice na década de 30, também é um dos filmes mais bonitos visualmente que já tive o privilégio de assistir. O luxo dos vestuários e o requinte dos eventos sociais são mostrados com uma riqueza de detalhes que impressiona.
Marie sofria de tuberculose que se agravou após o término do romance avassalador, triste e cada dia mais doente, a jovem volta à Paris para sua antiga vida de cortesã, vindo a falecer em 03 de fevereiro de 1947, pobre, sozinha e infeliz. Dunas Filho, ao saber da morte do seu grande amor, escreve sua maior obra-prima que deu origem a este filme.
"A Dama das Camélias" é um filme essencial para todos os apreciadores do cinema de alta qualidade.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 109 minutos
Categorias: Drama, Romance, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,7