07/08/2015

Filme: "Amityville 2 - A Possessão (1982)"

"Me salve!"

"Amityville II: The Possession" é o segundo filme da saga iniciada em 1979 com "Terror em Amityville". Não vou compará-los porque ainda não assisti a primeira parte. 

O filme contou com a direção de Damiano Damiani com roteiro escrito por Tommy Lee Wallace sendo baseado livremente nos DeFeo, família brutalmente assassinada por Ronald DeFeo Jr. em 1974 no número 112 da Ocean Avenue, segundo relatos e documentários sobre o ocorrido, e inspirou o livro de Jay Anson que deu origem ao primeiro filme da série. O lançamento aconteceu em 1982.

A história inicia com os Montelli, uma família de origem italiana que acaba de se mudar para a sinistra mansão em Amityville. O patriarca, Anthony Montelli (Burt Young) é um sujeito rude, bronco, que bate na esposa, Dolores (Rutanya Alda) e tenta frequentemente estuprá-la, bate no filho mais velho, o adolescente Sonny (Jack Magner), e bate nos filhos menores, Jan (Erika Katz) e Mark (Brent Katz). A família ainda é composta pela adolescente Patricia (Diane Franklin).
Logo após se instalarem na nova casa, a família já começa a enfrentar uma série de eventos misteriosos como objetos que são arremessados aleatoriamente, janelas que se abrem e fecham sozinhas, manifestações de ruídos, vozes, risadas e lamentos sinistros, torneira que despeja sangue em vez de água, entre outros acontecimentos bizarros.
Como se não bastasse todos esses problemas familiares, o patriarca abusivo renega a igreja, mesmo Dolores sendo católica fervorosa, e Sonny e a irmã Patricia tem um estranho relacionamento incestuoso.
Quando um funcionário da empresa de mudança descobre uma sala no porão, escondido atrás de um armário, ele liberta os espíritos malignos dos índios que juraram amaldiçoar todos aqueles que viverem naquele lote. Sonny então é possuído por essa entidade, e será o executor de toda sua família, assim como a história dos DeFeo.
Preocupada com a segurança de sua família, Dolores solicita a visita de um religioso local, Padre Frank Adamski (James Olson), que trabalha numa paróquia próxima, juntamente com seu amigo Padre Tom (Andrew Prine). Ele vai até a casa para realizar um ritual de benção dos diversos cômodos e sente a presença de alguma entidade maligna habitando a mansão.
Sonny começa a demonstrar alterações de comportamento bastante suspeitas, seduz e pratica incesto com sua irmã, e depois planeja a execução dos pais e outros irmãos pequenos usando uma espingarda, numa noite de tempestade e relâmpagos, seguindo a orientação de uma voz obscura que incentiva-o a colocar em prática os assassinatos.
Após a tragédia, o Padre Adamski solicita uma autorização à Igreja para a realização de um exorcismo, negada pelo Chanceler, obrigando-o a agir por conta própria, primeiramente tentando tirar o jovem da cadeia, auxiliado pelo policial Turner (Moses Gunn), e depois tentando salvar a vida de Sonny num ritual exorcista.
Em "Amityville 2 - A Possessão" vemos muitas semelhanças com a fatídica história real. Ronald pai, assim como Anthony, era autoritário e violento, batia e abusava da esposa. Também tem o controverso caso de incesto entre Butch, como era conhecido DeFeo Jr. e sua irmã Dawn.
A história desse filme, da mesma forma como o original, também tem inspiração em fatos reais, fato que foi abandonado a partir do terceiro filme, e a partir da quarta produção nem mesmo a casa continuaria sendo utilizada, com o mal se transferindo para outros lugares através de objetos originais de Amityville, como um abajur, relógio ou espelho amaldiçoados, que mudam de proprietários.
"Amityville 2 - A Possessão" é a história de possessão demoníaca, procurando justificar a ação criminosa de um jovem ao matar friamente sua família, como sendo influenciada pelas orientações de uma entidade maligna agindo em sua mente perturbada. E que os espíritos atormentados dessa família ainda permanecem na casa, assombrando os futuros moradores, como aconteceu com aquela família que ficou apenas 28 dias morando em Amityville.
"Amityville 2 - A Possessão" é um filme muito bom, até o momento é o melhor da série (na minha opinião), porém, não assisti todos, mas garanto que causa sustos e calafrios.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 104 minutos
Gênero: Terro, Suspense
Classificação: 18 anos
Minha Nota: 8,7