16/08/2015

101 Melhores Filmes: Década de 1940 - Parte 3

Estou organizando uma série de coletâneas com os 101 melhores filmes de cada década. São filmes de todos os gêneros e que ficaram marcados na minha memória e de todos os fãs de cinema.

Serão vinte postagens de cada década e cada postagem terá cinco filmes que já assisti e fazem parte do acervo de postagens no blog.

Confira a Parte 3 dos 101 melhores filmes da década de 1940.

Filme: "Cidadão Kane (1941)" - Estados Unidos da América

"Velhice... É a única doença, Sr. Thompson, da qual não se espera ser curado."

"Citizen Kane" foi dirigido por Orson Welles. O filme é supostamente baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, Na trama conhecemos a história de Charles Foster Kane a partir de sua morte. Um jornalista recebe a tarefa de investigar qual era afinal o significado de sua última palavra, "Rosebud". Este é considerado o filme mais perfeito já produzido. Confira mais detalhes do filme em Cidadão Kane.

Filme: "As Três Noites de Eva (1941)" - Estados Unidos da América


"O que eu estou tentando dizer é - eu não sou um poeta, eu sou um ofiologista - eu sempre te amei. Quero dizer, eu nunca amei ninguém, além de você."

"The Lady Eve" foi dirigido por Preston Sturges. Nessa comédia romântica amalucada conhecemos o ofiólogo Charles, um jovem ingênuo e herdeiro de uma cervejaria. O rapaz se encanta pela sedutora Jean, uma golpista que também se apaixona pelo rapaz, mas quando ele descobre sobre a vida obscura da moça, a rejeita. Magoada, Jean planeja uma vingança, ela finge ser Lady Eve, uma herdeira inglesa. Charles fica confuso com a semelhança da moça com Jean, mas acaba se casando com ela, dessa forma Jean se vinga, porém, continua apaixonada. Confira mais detalhes do filme em As Três Noites de Eva.

Filme: "A Canção de Bernadette (1943)" - Estados Unidos da América

"Para os que creem, nenhuma explicação é necessária, mas para os que não creem, nenhuma explicação servirá."
"The Song of Bernadette" foi dirigido por Henry King. A história se passa na França, em 1858. Nos subúrbios da cidade, a adolescente Bernardette tem uma visão. Os moradores consideram que a imagem é a Virgem Maria. O governo considera que Bernadette está louca e faz o possível para abafar o assunto. Apesar disso, com o passar do tempo, ela atrai mais seguidores, alterando profundamente suas vidas. Confira mais detalhes do filme em A Canção de Bernadette.

Filme: "Consciências Mortas (1943)" - Estados Unidos da América

"E o que seria a consciência, senão um conjunto de consciências... De cada homem que viveu?"


"The Ox-Bow Incident" foi dirigido por William A. Wellman. Em 1885 os forasteiros Gil Carter (Henry Fonda) e Art Croft (Harry Morgan) chegam à uma pequena cidade no estado americano de Nevada e logo são recebidos com estranheza e desconfiança. Isso porque a cidadezinha está atrás de uns ladrões de gado, que vem roubando ranchos. Quando um fazendeiro local desaparece, todos o dão como morto e tratam de achar em quem botar a culpa. Confira mais detalhes do filme em Consciências Mortas.

Filme: "O Grande Ditador (1940)" - Estados Unidos da América

"Hannah, estás me ouvindo? Onde te encontrares, levanta os olhos! Vês, Hannah? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz..."
"The Great Dictator" foi dirigido por Charles Chaplin. Quando Adenoid Hynkel assume o governo de Tomainia, ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu, que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na 1ª Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah, por quem se apaixona. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Confira mais detalhes do filme em O Grande Ditador.

Logo disponibilizarei mais filmes para todos os apreciadores de grandes obras cinematográficas. Aproveite para conferir a 2ª postagem dessa coletânea AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário