23/08/2015

101 Filmes com Fotografias Sublimes - Parte 1

Elaborei essa coletânea dos "101 Filmes com Fotografias Sublimes" para ajudar o espectador a decifrar o significado da fotografia em filmes.

Todos sabemos do que se trata quando ouvimos ou lemos sobre cenários e figurinos, mas é comum surgir dúvidas em relação à fotografia. Sei disso porque levei muito tempo para compreender o significado da tão falada 'fotografia do filme'.

Uma fotografa sublime nada mais é do que aquele visual impactante, que de tão incrível, chega a dar vontade de entrar dentro do filme, independente do gênero. 

Pensando nisso, sugiro filmes com fotografias únicas. A lista será dividida em vinte postagens com cinco filme em cada post. Confira a 1ª parte e sinta todo o vislumbre dos filmes.

Filme: "O Sétimo Selo (1957)" - Suécia

"Quero confessar com sinceridade, mas meu coração está vazio. O vazio é como um espelho... Que reflete meu próprio rosto."
"Det Sjunde Inseglet" foi dirigido por Ingmar Bergman. Quando Antonius Block retorna das cruzadas, encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte continua a persegui-lo enquanto viaja pela Suécia Medieval. Confira mais detalhes do filme em O Sétimo Selo.

Filme: "A Árvore da Vida (2011)" - Estados Unidos da América


"Existem duas maneiras de se viver. A maneira da Natureza e a maneira da Graça. Nós temos que escolher qual seguir."
"The Tree of Life" foi dirigido por Terrence Malick. Essa obra complexa mostra a relação entre pai e filho de uma família americana da década de 50. O filme expande a ótica dessa bela e complicada relação, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o final dos tempos. Fazemos uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, na busca do amor e perdão, na busca da nossa própria existência. Confira mais detalhes do filme em A Árvore da Vida.

Filme: "Drácula de Bram Stoker (1992)" - Estados Unidos da América

"Viajei oceanos do tempo para encontrá-la."
"Bram Stoker's Dracula" foi dirigido por Francis Ford Coppola. O clássico trás um gênero raro que é o terror romântico. Conhecemos a história do líder romeno Vlad Tepes que foi um grande defensor da Igreja Cristã contra os ataques do turcos. Mas após a morte da sua amada noiva, ele se rebela contra Deus, fazendo um juramento de só beber sangue a partir daquele momento e acabou sendo condenado a vagar durante a noite, por toda a eternidade. Confira mais detalhes do filme em Drácula de Bram Stoker.

Filme: "Asas do Desejo (1987)" - Alemanha


"...Serei conhecido por todos, mas suspeito para ninguém. Não direi uma palavra, e entenderei todas as línguas. E este será o meu primeiro dia."
"Del Himmel Über Berlin" foi dirigido por WimWenders. Uma poesia em forma de filme, onde vamos acompanhando a trajetória de dois seres divinos (anjos) que estão na Berlim pós-Guerra para ajudar os humanos a enfrentarem suas dores e angustias. Porém, um dos anjos começa a desejar sentir todos os prazeres e dores que os seres humanos sentem, e vai buscar uma forma de abandonar a eternidade para se transformar em um ser humano. Confira mais detalhes do filme em Asas do Desejo.


Filme: "Apocalypse Now (1979)" - Estados Unidos da América

"Eu adoro o cheiro de napalm pela manhã."
"Apocalypse Now" foi dirigido por Francis Ford Coppola. Neste clássico de guerra em que, acompanhamos o Capitão Willard na maior missão da sua carreira, ele terá que encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, o Coronel Kurts, que aparentemente foi afetado psicologicamente pela guerra e formou um exército próprio. Porém, quando Willard se aproxima do seu destino, ele analisa alguns documentos sobre o coronel e começa a ficar confuso diante desta missão. Confira mais detalhes do filme em Apocalypse Now.

Nenhum comentário:

Postar um comentário