10/08/2015

1001 Filmes para Ver Antes de Morrer - Parte 16

Navegando pela Internet atrás de filmes interessantes, encontrei uma lista sensacional, trata-se da série - 1001 Filmes para ver Antes de Morrer. Este livro é de referência, foi editado por Steven Jay Scheneider em 2003 e trás os melhores filmes catalogados pelos maiores críticos da sétima arte. Portanto, o assunto é muito sério. 

"Conforme seu título já sugere, 1001 filmes para ver antes de morrer é um livro que busca não apenas informar e sugerir mas também motivar: transformar leitores curiosos em espectadores apaixonados e deixar claro que a pressão é imensa, o tempo é curto e o número de filmes que devem ser assistidos se tornou realmente grande." (Steven Jay Schennider)

Esta lista não será por ordem cronológica e nem alfabética, mas sim, por ordem dos filmes que consigo assistir. E vamos dar sequência a PARTE 16... Confira a seguir mais 15 filmes que eu assisti e fazem parte da coletânea.

Filme: "Lírio Partido (1919)" - Estados Unidos da América

"Não fiz nada de errado!"
"Broken Blossoms" foi dirigido por D.W. Griffith. Esse clássico do cinema mudo mostra a triste história de amor de um missionário chinês que tenta passar os ensinamentos de Buda para os anglo-saxões e Lucy Borrows, uma menina de 15 anos que apanha do pai. Na Inglaterra, ele é recebido com a apatia que o país enfrentava e acaba por trabalhar em uma loja. Lá, ele conhece a jovem por quem vai se apaixonar. O chinês a acolhe, mas sua alegria dura pouco, apenas até o pai da menina descobrir que ela está com estrangeiro. Confira mais detalhes do filme em Lírio Partido.

Filme: "Cidadão Kane (1941)" - Estados Unidos da América

"Velhice... É a única doença, Sr. Thompson, da qual não se espera ser curado."

"Citizen Kane" foi dirigido por Orson Welles. O filme é supostamente baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, Na trama conhecemos a história de Charles Foster Kane a partir de sua morte. Um jornalista recebe a tarefa de investigar qual era afinal o significado de sua última palavra, "Rosebud". Este é considerado o filme mais perfeito já produzido. Confira mais detalhes do filme em Cidadão Kane.

Filme: "A General (1926)" - Estados Unidos da América
"The General" foi dirigido pela dupla Buster Keaton e Clyde Bruckman. Este clássico do cinema mudo se passa na época da Guerra Civil americana. Inicia com o maquinista Johnny Gray apaixonado pelo seu trem A General, não é aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. Assim, sua amada Annabelle começou a pensar nele como covarde. Até o dia em que ele vai provar que tem coragem e também loucura, ao perseguir sozinho um bando de espiões unionistas, que roubaram o trem A General e dentro dele Annabelle Lee. Confira mais detalhes do filme em A General.

Filme: "O Sétimo Selo (1957)" - Suécia

"Quero confessar com sinceridade, mas meu coração está vazio. O vazio é como um espelho... Que reflete meu próprio rosto."

"Det Sjunde Inseglet" foi dirigido por Ingmar Bergman. Quando Antonius Block retorna das cruzadas, encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte continua a persegui-lo enquanto viaja pela Suécia Medieval. Confira mais detalhes do filme em O Sétimo Selo.

Filme: "Os Bons Companheiros (1990)" - Estados Unidos da América

"Tudo que eu me lembro é que eu queria ser um gângster."

"Goodfellas"  foi dirigido por Martin Scorsese. Acompanhamos a história de um garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua “carreira” aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão.Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores.Neste período acaba se casando, mas tem uma amante, que visita regularmente.Não consegue ser um membro efetivo, pois seu pai era irlandês, mas no auge do prestígio se envolve com o tráfico de drogas e ganha muito dinheiro, além de participar de grandes roubos, mas seu destino estava traçado, pois estava na mira dos agentes federais. Confira mais detalhes do filme em Os Bons Companheiros.

Filme: "A Noite dos Mortos-Vivos (1968)" - Estados Unidos da América

"Você pode ser o patrão lá em baixo, mas eu sou o chefe aqui em cima!"


"Night of the Living Dead" foi dirigido por George Romero. Um meteorito radioativo traz os mortos de volta à vida. Um grupo sete jovens se veem isolados numa fazenda abandonada cercados por zumbis aparentemente indestrutíveis e com um insaciável apetite por carne humana. Os jovens acabam vivendo uma noite de terror. Confira mais detalhes do filme em A Noite dos Mortos-Vivos.

Filme: "A Idade do Ouro (1930)" - França

"Que alegria! Que alegria ter matado nossas crianças!"
"L'Âge d'Or" foi dirigido por Luis Buñuel em parceria com Salvador Dalí. Considerado o filme mais ousado do cineasta surrealista, conta a história de um casal estão loucamente apaixonados, mas não conseguem consumar esse amor, porque são interrompidos toda hora. Primeiro, eles interrompem um cerimonial estranho cheio de bispos com os seus gritos, depois estão em uma festa na casa dela, mas são interrompidos de várias maneiras, ou pela família ou pela sociedade burguesa. Um louco e surrealista frenesi conduz à sequência final, onde os libertinos de Sade abandonam a orgia no Châteu de Sellini. Confira mais detalhes do filme em A Idade do Ouro.

Filme: "Sherlock Jr. (1924)" - Estados Unidos da América

"Há um antigo provérbio que diz: Não tente fazer duas coisas ao mesmo tempo e esperar equidade para ambas."

"Sherlock Jr." foi dirigido por Buster Keaton. e é o seu longa-metragem de menor duração. Conta a história do aspirante a detetive, que na verdade é um projecionista de cinema e se vê em maus lençóis quando um rival rouba o relógio do pai da sua amada e o acusa. De volta ao seu trabalho, durante uma projeção, ele adormece e sonha que ele está em um filme, onde é o detetive da história, procurando por umas jóias roubadas. Confira mais detalhes do filme em Sherlock Jr..

Filme: "O Açougueiro (1970)" - França e Itália

"Uma mulher não está sempre atrás de casamento."

"Le Boucher" foi dirigido por Claude Chabrol. O açougueiro Popaul conhece a professora e diretora da escola Helene num casamento, numa pequena cidade rural na França. Eles se tornam amigos, mas garotas são assassinadas na região e Helene descobre na cena do crime o isqueiro que ela havia dado a Popaul. Confira mais detalhes do filme em O Açougueiro.

Filme: "A Mulher Faz o Homem (1939)" - Estados Unidos da América

"Quantas vezes eu já disse: Estou cheia de política."

"Mr. Smith Goes to Washington" foi dirigido por Frank Capra. Jefferson Smith é um homem humilde do interior que é convidado a se tornar senador dos Estados Unidos em Washington. Ao chegar lá, ele vai ver como a política é suja e como a maioria dos chefes de estado estão afundados nessa lama. Apesar de Smith ser um homem simples, ele não se acovarda perante aos outros, como quando depois de sofrer falsas acusações, fez um discurso de várias horas que o esgotou completamente. No meio dessa sujeira toda, o que ele acreditava em relação a bondade e ao caráter dos governantes fica totalmente ameaçado. Confira mais detalhes do filme em A Mulher Faz o Homem.

Filme: "O Lobisomem (1941)" - Estados Unidos da América

"Mesmo o homem que é puro no coração, e faz suas orações à noite, pode se tornar um lobo quando a maldição do lobisomismo floresce e a lua do outono brilha."
"The Wolf Man" foi dirigido por  George Waggner. Depois da morte do irmão, Larry Talbot (Lon Chaney Jr.) retorna à sua cidade natal. Lá, ele é atacado por um lobo ao tentar salvar uma moça. Após a mordida, ele descobre através de uma cigana que passará a se transformar em um homem lobo em todas as noites de lua cheia. No entanto, o que mais Larry Talbot deseja é se curar dessa bizarra transformação que ele não pode controlar. Confira mais detalhes do filme em O Lobisomem.

Filme: "Felicidade (1998)" - Estados Unidos da América

"Um brinde à felicidade desta família."

"Happiness" foi dirigido por Todd Solondz. Ambientado em Nova Jersey, o núcleo central do filme formado por três irmãs: a mais velha é casada com um psicoterapeuta homossexual e pedófilo, a do meio ninfomaníaca, e a mais jovem tenta vencer a timidez com a ajuda das canções que compõe. As três se unem a vários outros personagens, aparentemente desconexos, em busca da felicidade pura e simples. Confira mais detalhes do filme em Felicidade.

Filme: "O Encouraçado Potemkin (1925)" - União Soviética

"Por um prato de sopa!"
"Bronenosets Potyomkin" foi dirigido por Sergei M. Eisenstein. Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle.  Isto seria o início de uma grande tragédia. Confira mais detalhes do filme em O Encouraçado Potemkin.

Filme: "Ring - O Chamado (1998)" - Japão

"Ela estava viva! Sadako ainda estava viva!"

"Ringu" foi dirigido por Hideo Nakata. Um grupo de adolescentes morre exatamente uma semana após ter assistido um vídeo misterioso. Os corpos são encontrados contorcidos de forma terrível, seus olhos gelados como se estivessem sofrido algo muito mais terrível do que qualquer ameaça física. O vídeo se torna uma lenda urbana e a jornalista Reiko Asakawa se interessa pelo assunto, mas ela não imagina o que irá encontrar n vídeo. Confira mais detalhes do filme em Ring - O Chamado.

Filme: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963) - Brasil

"Sertão vai virar mar e o mar virar sertão."
"Deus e o Diabo na Terra do Sol" foi dirigido por Glauber Rocha e é considerado uma obra-prima do cinema nacional. Conta a história de Manuel, um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes , um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato. Confira mais detalhes do filme em Deus e o Diabo na Terra do Sol.

Aproveite para conferir a parte 15 dessa coletânea sensacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário