16/07/2015

Filme: "Sherlock Jr. (1924)"

"Há um antigo provérbio que diz: Não tente fazer duas coisas ao mesmo tempo e esperar equidade para ambas."

"Sherlock Jr." é um média-metragem (classificação de filmes acima de 40 minutos que vão até 60 minutos de duração), e foi produzido pela Buster Keaton Productions, estúdio criado por Joseph M. Schenck, amigo de Buster Keaton. O filme tem 44 minutos de duração e encanta pela riqueza dos detalhes, argumentos, conceitos e recursos técnicos, nomeadamente a partir daquilo que se pode chamar o seu segundo ato, o sonho. A direção foi de Buster Keaton e o lançamento aconteceu em 1924. Foi eleito pela American Film Institute como uma das 100 melhores comédias de todos os tempos, ocupando a 62ª posição.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download.
Aqui conhecemos um projecionista de cinema (Buster Keaton) que sonha em se tornar um grande detetive. A sua chance aparece quando ele está na casa da sua noiva (Kathryn McGuire) e um relógio é roubado pelo seu rival (Ward Crane).
No entanto, seu rival consegue fazer com que o projecionista seja visto como culpado aos olhos de todos, principalmente pela moça.
Após algum tempo, no seu cinema, o projecionista adormece durante uma projeção, e sonha que entra no filme, onde é um famoso detetive que tem a missão de desvendar um caso onde os protagonistas são as pessoas da sua vida.
Esse sonho é como se fosse uma segunda oportunidade para ele provar a sua inocência, redimindo-se aos olhos da noiva e livrando-se do seu rival.
"Sherlock Jr" começa discretamente mostrando o desejo de um simples projecionista que quer se tornar um detetive. Porém, o filme evolui rapidamente e o ganha uma outra dimensão, com toques de surrealismo, em que vemos os cenários mudar caoticamente, com consequências desastrosas para o projecionista.
As sequências das cenas são incríveis, cada situação é única e emblemática, quase sempre com recurso à sua famosa destreza física, ajudando a compor uma história viva, criativa e sempre empolgante.
Buster Keaton merece ser considerado um dos maiores artistas cômicos de todos os tempos, além de seu excelente domínio de tela cômico, sua direção é uma das mais bem feitas da época. As cenas da perseguição de moto são inacreditáveis, principalmente porque Keaton não usava dublês.
"Sherlock Jr." é uma comédia sensacional que recomendo para todos. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 44 minutos
Categorias: Comédia, Fantasia, Família, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0