Filme: A Queda da Casa de Usher (1928) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, julho 03, 2015

Filme: A Queda da Casa de Usher (1928)

"La Chute de la Maison Usher" pode ser considerada a primeira adaptação de um conto de Edgar Allan Poe a se tornar famosa na sétima arte, através do expressionismo francês. O cineasta Jean Epstein, com a ajuda de Luis Buñuel, transpõe para o cinema, em 1928, um dos contos mais macabros do escritor. 

É um filme bem interessante, que apresenta mais mistérios, propriamente dito, que terror macabro, mas não deixa de ser assustador devido o clima sombrio criado pela trilha sonora marcante. O longa-metragem tem apenas 63 minutos, apresentando mensagem direta sobre tristeza, solidão, possessão, perda e desespero.

Roderick Usher (Jean Debucourt) vive em um casarão isolado do resto da humanidade, envolto nas sombras e pela neblina, cercado por um pântano. Sua obsessão é tentar preservar em um quadro a beleza de sua mulher Madeleine Usher (Marguerite Gance), por toda eternidade.

Um de seus amigos vai a este lugar carregado de angústia e enigmas e encontra Roderick pintando com obstinação o retrato da mulher. Madeleine vai esvaecendo lentamente na vida real, vítima da reclusão, até falecer. Roderick sente uma mistura de dor, culpa e sofrimento, principalmente quando a esposa vai ser enterrada. Uma cena desconfortável e bastante impactante.

O mais assustador dessa história (quem já leu o conto sabe) é que Madeleine sofre de catalepsia e foi enterrada viva, voltando da tumba em uma noite de tempestade para cobrar sua sentença de morte, fazendo com que a mansão de Usher começa a ruir.

"A Queda da Casa de Usher" tem todos os elementos necessários para um bom filme de horror, com ambientação sombria, narrativa pesada, história macabra, e um trabalho extremamente competente do diretor, transformam esse filme num clássico do gênero.

O clássico literário de Edgar Allan Poe foi transposto para o cinema inúmeras vezes, mas nenhuma comparada com esta obra-prima da vanguarda francesa. Este filme faz parte do acervo de obras que se encontram em domínio público, sendo um ótimo filme de terror que recomendo para os fãs do gênero. 

Duração: 63 minutos
Categorias: Terror, Suspense, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Filme: A Queda da Casa de Usher (1928)

SOMBRIO; ASSUSTADOR; MACABRO