03/07/2015

Filme: "Os Crimes do Museu (1933)"

"As figuras de cera também se parecem com outras pessoas."

"Mystery of the Wax Museum" é o primeiro filme de terror que possui cores e foi filmado utilizando duas faixas com o processo Technicolor. Contou com a direção de Michael Curtiz e foi baseado na peça de teatro homônima de Charles Belden. O filme foi muito bem recebido pelo público na época do lançamento, 1933, e, surgiram dois remakes "Museu de Cera" e "A Casa de Cera".

A trama gira em torno de Ivan Igor (Lionel Atwill), um escultor de figuras em cera, que trabalha em Londres. Certo dia, Joe Worth (Edwin Maxwell), seu sócio irritado com o dinheiro perdido ao investir no local, tem a ideia de atear fogo no museu, e assim, pegar o dinheiro do seguro.
Isso significava destruir todas as figuras de cera do escultor. Durante uma briga, o museu acaba pegando fogo e Worth abandona Igor no meio das chamas.
Após 13 anos, Ivan reaparece em Nova York para inaugurar seu próprio museu de cera, mas suas mãos mutiladas só permitem que eles dirija o trabalho de outros artistas.
A inauguração coincide com o súbito desaparecimento de alguns corpos e, esse fato chama a atenção da jornalista Charlotte Duncan (Fay Wray), que resolve começar sua investigação pessoal para conseguir um furo de reportagem.
O jovem aprendiz Jim (Frank McHugh) é um dos assistentes, ele é namorado de Florence (Glenda Farrell), melhor amiga de Charlotte e ajuda a repórter a entrar no museu secretamente. 
Quando Igor vê Florence, fica vislumbrado e enxerga nela, sua nova Maria Antonieta, e não medirá esforços para transformá-la na sua próxima estátua de cera.
"Os Crimes do Museu" é um filme inocente devido a forma de tratar o assassino. Porém, o filme ganha pontos quando a terrível face carbonizada do vilão e a sua técnica para transformar as pessoas em cera são mostrados. 
Este filme encontra-se em domínio público, sendo que até o final da década de 60 era considerado uma obra perdida para sempre. Portanto, merece todo o respeito. Gostei do filme e recomendo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 77 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 8,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário