Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

11/07/2015

Filme: "O Violino Vermelho (1998)"

"Um mistério não resolvido durante três séculos abrangendo cinco países em torno de um instrumento musical perfeito."

"Le Violon Rouge" é um filme muito bonito, que conta a romântica epopeia de um violino extremamente valioso, construído pelo artesão Nicolo Bussotti, em 1681. Durante 300 anos, o instrumento passa por diversas pessoas, mudando consideravelmente a vida de todos os seus donos.

Escrito e dirigido por François Girard em parceria com Don McKellar, o filme foi inspirado em um violino Stradivarius, The Red Mendelssohn (1720), que atualmente é tocado por Elizabeth Pitcairn. O lançamento aconteceu em 1998 e ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora e diversos prêmios importantes do cinema.

A história inicia em Montréal, no Canadá, nos dias atuais, onde o famoso violino será leiloado.
Charles Morritz (Samuel L. Jackson) é chamado para fazer as análises comprovando a autenticidade e tentar desvendar o mistério em torno do instrumento, que praticamente teve sua trilha perdida pela História oficial ao longo de 300 anos.
A pesquisa pela origem do instrumento remete à Cremona, na península itálica no século XVII, quando o mestre artesão Nicolo Bussotti (Carlo Cecchi) decide construir um violino para homenagear o nascimento de seu filho. 
No entanto, seus sonhos são destruídos devido a morte de sua esposa e da criança durante o parto. Ainda assim, Nicolo resolve prestar-lhes uma última homenagem, e terminar de envernizar o violino vermelho.
O instrumento passa por um mosteiro na Áustria no século XVIII, pela Inglaterra do século XIX, pela China durante a Revolução Cultural até chegar finalmente ao Canadá. 
Música e cultura, política e paixão, história e até intriga nos bastidores do leilão acompanham a aventura do instrumento através dos tempos.
Ao longo desses três séculos, o violino vermelho é enterrado, vendido, saqueado, penhorado e muitas vezes tocado maravilhosamente. Às vezes por jovens promessas, outras vezes por músicos maduros ou ciganos, sempre chamando a atenção de todos por sua coloração inusitada. 
Mas, além da sublime inspiração, uma terrível sina parece acompanhar seus possuidores e Charles Morritz está decidido a desvendar as razões que levaram a isso.
"O Violino Vermelho" faz uma viagem por cinco lugares diferentes: Cremona (Itália), Viena (Áustria), Oxford (Reino Unido), Xangai (China) e Montreal (Canadá). E em toda sua volta ao redor do mundo ele passa pelas mãos da nobreza e plebeus, aprendizes e músicos experientes e de chineses reprimidos pelo comunismo, levando seus donos à traição, raiva, amor e sacrifício.
O roteiro é bem recheado de situações que levam o espectador a descobrir, pouco a pouco, porque o violino vermelho é tão desejado e tão misterioso. Além do mais, a trilha sonora de John Corigliano é esplendorosa, aliados com uma fotografia magnífica, figurinos perfeitos e elenco de primeira grandeza. 
Assistir este filme é uma experiência única que recomendo para todos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 130 minutos
Categorias: Mistério, Drama, Romance
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,0