Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

17/07/2015

Filme: "O Solar Maldito (1960)"

"...e a profunda e sombria lagoa aos meus pés fechou-se funebremente por sobre os destroços da Casa de Usher."

"House of Usher" foi o primeiro de muitos filmes da parceria entre o diretor Roger Corman e o ator Vincent Price, nas adaptações das obras do escritor americano Edgar Allan Poe para as telas de cinema. 

Roger Corman é um cineasta conhecido por ser o rei dos filmes B (baixo orçamento), porém, o chamado Ciclo Poe mostra todo o talento do diretor que se refina a cada novo filme. O lançamento deste filme aconteceu em 1960.

A trama inicia quando o jovem Philip Winthrop (Mark Damon), que está apaixonado por Madeline Usher (Myrna Fahey), e vai atrás de sua amada que encontra-se morando na lúgubre mansão da família, numa região inóspita, com o misterioso irmão Roderick (Vincent Price).
O rapaz tem a intenção de levá-la para se casar, mas é mal recebido por Roderick, que insiste para que Philip vá embora, alegando que sua irmã e ele próprio sofrem de uma terrível maldição familiar que os levará à morte em breve.
E para piorar ainda mais a situação, o casarão é envolto numa névoa sinistra, rodeada de um lago profundo de águas fétidas e cercada de árvores mortas e fantasmagóricas.
A família Usher também carrega consigo uma maldade secular, 'sangue contaminado pelo mal' como Roderick explica, pois os seus ancestrais eram piratas, assassinos, ladrões, prostitutas, falsários e toda sorte imaginável de malfeitores.
Todavia, o rapaz não se convence que Madeline esteja doente e não dá credibilidade às palavras de Roderick, insistindo em levá-la da casa.
Philip tenta arrancar sua amada da mansão, mas a moça acaba falecendo antes deles fugirem do local. Na realidade Madeline sofre uma catalepsia e acaba sendo enterrada viva, e a partir desse momento, dá-se início à ruína total da família Usher.
"O Solar Maldito" é uma ótima adaptação do conto de Edgar A. Poe. A cenografia de época é encantadora e ao mesmo tempo horripilante e a utilização do Technicolor para dar vivacidade às cenas com apelo teatral deixam o filme gótico e sinistro.
Se você gosta de filmes de terror antigo e macabro, certamente irá gostar dessa obra.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 79 minutos
Gênero: Terror
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,1