Filme: "O Açougueiro (1970)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, julho 02, 2015

Filme: "O Açougueiro (1970)"

"Uma mulher não está sempre atrás de casamento."

"Le Boucher" é considerado um dos melhores filmes franceses de todos os tempos, afinal, foi dirigido por Claude Chabrol, considerado um mestre com qualidades semelhantes à Alfred Hitchcock e um dos fundadores da Nouvelle Vague, o movimento de vanguarda cinematográfico francês que mudou os rumos do cinema para sempre.

Esse thriller é diferente, a trama inicia calma e despretensiosa, em torno do relacionamento entre uma professora/diretora de escola fundamental e o açougueiro do pequeno vilarejo francês. Mas as sutilezas da obra, aos poucos, vão dando lugar à revelações perturbadoras.
Tudo começa no pequeno vilarejo de Trémolat, na região de Périgord, local onde é celebrado o casamento do professor Léon Hamel (Mario Beccara) com  uma jovem local. Entre os convidados, estão Hélène (Stéphane Audran), colega do noivo e diretora da escola, e Paul Thomas (Jean Yanne), mais conhecido por Popaul, o açougueiro.
Eles sentam em lugares próximos e iniciam uma conversa amigável. Paul confessa que, anos atrás, para fugir de seu pai violento, ele se engajou no exército e participou das guerras na Indochina e na Argélia. Hélène comenta que é de origem parisiense e, ambos se tornam grandes amigos.
O dias seguem e a tranquilidade da pequena vila acaba sendo abalada quando o corpo de uma jovem é encontrado em um bosque próximo. A garota foi brutalmente assassinada.
Passado algum tempo, e durante uma excursão com seus alunos, Hélène descobre o corpo mutilado de Marie-Jeanne, esposa do seu colega de trabalho, Léon Hamel.
Na cena do crime, a professora encontra um isqueiro semelhante ao que ela havia presenteado Paul no aniversário. Muitas dúvidas e inseguranças surgem em relação ao seu amigo açougueiro.
Ela observa que ele continua com o isqueiro e fica tranquila. No entanto, um terceiro assassinato, semelhante aos dois primeiros, acaba de ser descoberto deixando os moradores apavorados.
Certa noite, o açougueiro deseja conversar com Hélène, mas ela se nega a recebê-lo e, assustada, fecha todas as portas da escola. Porém, apesar de todos esses cuidados, ele consegue entrar e, armado com uma faca.
"O Açougueiro" é um excelente thriller, e com boas doses de suspense, a sensação que passa, é de estar assistindo um filme hitchcokiano. Os vinte minutos finais são magníficos, causam agonia, medo, tensão. Impossível desgrudar os olhos da tela.
Com direção impecável, atuações excelentes, fotografia perfeita e trilha sonora minimalista e sinistra em determinados momentos, é um filme que se torna inesquecível para todos que o assistirem. Recomendo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Categorias: Thriller, Policial, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,6