26/07/2015

101 Filmes - Um de Cada País (3ª Parte)

Para elaborar a lista, busquei assistir pelo menos três filmes de cada país, além de consultar alguns dos melhores sites relacionados ao cinema e, só assim escolhi o filme citado. Muitos países trabalham em cooperação com o outros para a produção de seus filmes, sendo assim, listei apenas um determinado país.

Da mesma forma que montei outras coletâneas, serão vinte postagens e cada postagem terá cinco filmes que já assisti e fazem parte do acervo de postagens no blog. 

Confira a Parte 3 dos 101 filmes selecionados, um de cada país:

Filme: "Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera (2003)" - Coreia do Sul


"A luxúria desperta o desejo de posse. A posse desperta o desejo de matar."
"Bom Yeoreum Gaeul Gyeoul Geurigo Bom" foi dirigido por Kim Ki-Duk. Um menino vive em um templo flutuante no meio de um lago junto com o monge que o educou de forma rigorosa. Cada estação que passa traz uma fase da vida do pupilo. Agora adulto, experimenta o despertar sexual com uma moça que veio ao templo para ser curada pelo mestre. Porém, isso faz com que o rapaz conheça o ciúme, a obsessão e vá se esquecendo dos valiosos ensinamentos de seu mestre. Confira mais detalhes do filme em Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera.

Filme: "O Sétimo Selo (1957)" - Suécia

"Quero confessar com sinceridade, mas meu coração está vazio. O vazio é como um espelho... Que reflete meu próprio rosto."
"Det Sjunde Inseglet" foi dirigido por Ingmar Bergman. Antonius Block retorna das cruzadas e encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte continua a persegui-lo enquanto viaja pela Suécia Medieval. Confira mais detalhes do filme em O Sétimo Selo.

Filme: "Omar (2013)" - Palestina

"Devemos manter segredos em segredo!"
"Omar" foi dirigido por Hany Abu-Assad. Um drama político entrelaçado a uma história de um casal de apaixonados, o jovem padeiro Omar e Nadia, irmã de Tarek, um velho amigo que dirige uma célula de resistência nos territórios ocupados. Os jovens se veem no meio do conflito entre o serviço secreto israelense e os guerrilheiros palestinos. Ambos são igualmente impiedosos. Para visitar Nadia, Omar precisa escalar o muro construído para separar os territórios. Confira mais detalhes do filme em Omar.

Filme: "O Poderoso Chefão (1972)" - Estados Unidos da América

"Um homem que não se dedica à família jamais será um homem de verdade."
"The Godfather" foi dirigido por Francis Ford Coppola. Acompanhamos a trajetória de Don Corleone, chefe de uma mafiosa família italiana que reside em Nova York. Ele tem costume de ajudar as pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Porém, com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Don Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade e sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. Mais detalhes do filme em O Poderoso Chefão.

Filme: "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)" - França

"Quando você aponta o dedo para o céu, o idiota olha para o dedo!"
"Le Fabulex Destin d'Amélie Poulain" foi dirigido por Jean-Pierre Jeunet. É uma verdadeira fábula que relata a trajetória de vida da jovem Amélie Poulain, que apesar de todos os problemas e dificuldades enfrentados, ela encontra nas coisas mais simples da vida a sua verdadeira felicidade, além de tornar especial a vida de todas as pessoas do seu convívio. Confira mais detalhes do filme em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Esta é a 3ª parte dessa viagem ao mundo em 101 filmes. Espero que gostem da coletânea e aproveite para conferir a 2ª parte AQUI.