Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

12/06/2015

Filme: "O Fantasma Apaixonado (1947)"

"As vezes não existem respostas, a não ser a do amor."

"The Ghost and Mrs. Muir" é um filme incrivelmente belo, que infelizmente, não obteve ao longo dos anos seu devido reconhecimento pelo público.

Contou com a direção de Joseph L. Mankiewicz, mesmo diretor de obras-primas eternizadas como "A Malvada", e "Cleópatra".

O lançamento aconteceu em 1947 e foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Fotografia, indicação esta muito justa, pois o filme tem uma belíssima fotografia e é considerado um dos filmes mais bonitos já produzidos pelo cinema, eu não tenho dúvidas disso.

Ao completar um ano após a morte do marido, Lucy Muir (Gene Tierney) decide que não quer mais morar com a sogra e a cunhada, ela resolve alugar uma casa e se encanta pelo 'Chalé Gaivota', uma casa a beira-mar. Apesar das advertências do corretor, ela se muda juntamente com a filha e a empregada.
No entanto, Lucy logo percebe que existe mais alguém na casa e, eis que surge o fantasma de Daniel Gregg (Rex Harrison) para assustá-la, antigo proprietário da casa que morreu noventa anos atrás em um suposto suicídio.
Sem obter sucesso na tentativa de amedrontar Lucy, o capitão acaba seduzido pelos encantos dela, e nasce uma linda amizade entre os dois, amizade esta que ultrapassa as barreiras da vida e morte, do material e sobrenatural.
E quando Lucy começa a enfrentar uma grave situação financeira, o capitão decide narrar sua trajetória para ser transformada em livro e livrar sua amada dos problemas econômicos.
Posteriormente, Lucy conhece um escritor de histórias infantis e acaba sentindo algum sentimento por ele, porém, seu coração fica completamente dividido entre os dois amores.
Sendo assim, Daniel decide não mais aparecer e fazer com que Lucy acredite que todas as conversas que tiveram juntos foi apenas fruto da imaginação dela, mas no seu íntimo, Lucy sabia que o fantasma foi real e esteve por perto nos momentos em que ela mais precisou.
"O Fantasma Apaixonado" é um romance sem piegas, com toques de suspense e doses certas de humor. E que o dizer do desfecho, simplesmente arrebatador, mostra que para o amor não existe obstáculos, até o impossível torna-se real. 
Quando decidi assisti-lo, pensei que fosse um romance despretensioso, mas fui completamente surpreendida e o filme entrou para a minha lista dos favoritos. "O Fantasma Apaixonado" é um filme incomum, de rara beleza, que mostra um amor onírico e desperta uma sensação de nostalgia.
Como já citei, a fotografia em P&B é fascinante e a trilha sonora assinada pelo mestre Bernard Herrmann é inesquecível. Recomendo para todos que apreciam bons filmes.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 104 minutos
Gênero: Fantasia, Mistério, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0