Filme: "Marrocos (1930)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, junho 13, 2015

Filme: "Marrocos (1930)"

"É o salário de duas semanas. É muito por uma maçã."

"Morocco" faz parte da época de ouro hollywoodiana e é um filme memorável, com várias cenas antológicas e marcantes, bastantes ousadas para a época de lançamento que aconteceu em 1930. Foi dirigido pelo cineasta Josef von Sternberg e recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

É o primeiro filme que assisto da atriz Marlene Dietrich, e fiquei bastante impressionada com a força e coragem desta grande ícone do cinema mundial.

Amy Jolly (Marlene Dietrich) é uma cantora de cabaré que viaja para o Marrocos afim de esquecer seu passado. Contudo, durante a viagem, ela conhece o rico e sofisticado Monsieur La Bessiere (Adolphe Menjou), que lhe oferece 'ajudinha' neste país estranho.
Logo que desembarcam no Marrocos, Amy consegue um trabalho como cantora de um café, local frequentado pela elite, oficiais e soldados da Legião Estrangeira da França. Ao aparecer de fraque e cartola, Amy é vaiada pelo público, mas ao cantar vai conquistando a audiência gradativamente, enquanto 'vende maças'.
Amy abre caminho entre os soldados até ficar bem próxima de Tom Brown (Gary Cooper), um recruta que está com outros legionários. Sem dinheiro, ele pede vinte francos emprestados para comprar uma maça da cantora e neste momento Amy aproveita para passar para Tom a chave do seu apartamento.
Mas quando Tom aparece no vestiário de Amy ele se mostra quase indiferente às investidas dela. Enquanto dizia que a conheceu muito tarde, devolve sua chave e choca Amy, deixando-a sozinha. Embora ela recupere sua compostura, está claro que rejeição é uma experiência nova para Amy.
Enquanto retorna para o seu quartel, Tom identifica Madame Caesar (Eve Southern), a esposa do oficial Caesar (Ullrich Haupt), escondida, nas sombras. E Amy chega e encontra Tom e a mulher casada juntos.
O oficial Caesar ordena que Tom e Amy venham ao escritório dele na manhã seguinte. Tom explica que estava com Amy e não a esposa de Caesar, Amy confirma. La Bessiere intercede por Amy e o oficial Caesar a dispensa, mas Tom é mandado para uma missão de alto risco.
"Marrocos" é um grande filme, com direção e atuações impecáveis e uma fotografia deslumbrante, mas, ao meu ver, o desenvolvimento do filme é falho, sendo que em determinados momentos torna-se cansativo, nada de diminua a magnitude desta obra. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 92 minutos
Categorias: Drama, Romance, Clássico, Domínio Público
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 9,4