Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

20/06/2015

Filme: "Frankenstein (1931)"

"Está vivo! Está vivo!"

Após o grande sucesso do filme "Drácula", os Estúdios Universal decidem gravar "Frankenstein" onde o cineasta James Whale conta a história do cientista que queria brincar de ser Deus. O lançamento aconteceu em 1931 e foi baseado no livro "Frankenstein" de Mary Shelley. Teve duas sequências, "A Noiva de Frankenstein" e "O Filho de Frankenstein".

Após assistir este filme conclui que o monstro criado por Frankenstein não é um monstro propriamente dito, monstros foram os seres humanos que o atacaram com tamanha impiedade. Ele tinha um bom coração, na cena do lago isso fica perceptível, a criatura apenas tentava se defender dos verdadeiros monstros.
Na trama conhecemos Henry Frankenstein (Colin Clive), um cientista louco que vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz (Dwight Frye), um anão corcunda que é seu assistente.
Frankenstein, procura por corpos frescos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, porém para conseguir 'dar' vida ao seu monstro ele precisa de um cérebro.
Sendo assim, o cientista ordena Fritz a ir ao departamento médico de uma universidade próxima, onde o corcunda esquadrinha vários jarros nos quais foram mantidos cérebros vivos para estudos. Fritz, seleciona um cérebro e está rumo à porta quando se assusta com um carrilhão, fazendo-o derrubar o jarro.
Rapidamente, ele pega outro, sem reparar que no rótulo estava escrito 'cérebro criminoso'. Frankenstein, desconhecendo o fato, coloca o cérebro em sua criatura e espera uma tempestade elétrica para ativar a maquinaria que construiu e eletrificar o corpo que acabara de construir.
Durante esta experiência, o Dr. Waldma (Edward Van Sloan) que foi tutor de Frankenstein na universidade, Elizabeth (Mae Clarke), noiva de Frankenstein e Victor (John Boles), seu melhor amigo, tentam fazê-lo desistir deste experimento, mas o cientista está frenético e logo infunde vida na criatura.
Essa atitude insana do cientista iria trazer graves consequências a todos, pois após dar vida ao monstro, prendê-lo não seria tarefa fácil.
Boris Karloff deu vida a um dos mais famosos monstros do cinema. A cabeça achatada, braços alongados, cicatrizes, os pinos no pescoço, está tudo lá, além do figurino perfeito, com a roupa larga e esfarrapada e as botas de asfaltador.
"Frankenstein" é sem dúvida, uma obra-prima do horror, introduzindo conceitos que seriam lembrados e copiados para sempre, como o arquétipo do cientista louco, o ajudante corcunda e as máquinas elétricas que deram vida à experiência insana. 
Certamente, é um filme que merece ser visto por todos. "Frankenstein" é um filme de domínio público que encontra-se disponível no VK e recomendo para todos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 70 minutos
Gênero: Terror, Ficção Científica, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12
Minha Nota: 9,4

Nenhum comentário:

Postar um comentário