Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

30/05/2015

Filme: "Sangue de Pantera (1942)"

"O que se deve dizer a um marido? Melhor, nada dizer."

"Cat People" é um belo filme de terror lançando em 1942 e dirigido pelo cineasta Jacques Tourneur que mostra uma das suas qualidade mais geniais (até como forma de driblar o baixo orçamento de apenas 150 mil dólares) o brilhante uso da escuridão e sombras pra criar uma atmosfera sombria e enfatizar o medo do desconhecido.

O detalhe mais importante dos filmes de terror das décadas de 30, 40 e 50 é exatamente algo que se perdeu devido a evolução tecnológica, a sugestão. Nessas décadas, os recursos eram limitados, por exemplo, reproduzir uma pessoa se transformando em um monstro, mas as cenas sugeriam isso, nossa imaginação entrava em ação como nos livros. Sinto falta disso nos filmes recentes de terror, desse medo do desconhecido que causa calafrios.
A trama gira em torno de Irena Dubrovna (Simone Simon), uma bela e misteriosa jovem sérvia, que vai trabalhar em Nova York como designer de modas e se envolve com o engenheiro naval americano Oliver Reed (Ken Smith).
Conquistado pela beleza peculiar e pelo jeito introspectivo da garota (que a convida para uma xícara de chá em seu apartamento e lhe confidencia que não tem nenhum amigo americano). O inevitável acontece, eles se apaixonam e se casam.
Todavia, Irena acredita ser descendente de uma linhagem mística de mulheres panteras, que se transformam na criatura ao se relacionarem sexualmente ou sentirem ciúmes.
Segundo a lenda, as mulheres panteras descendem de bruxas que conseguiram fugir da execução promovida pelo Rei João da Sérvia (o qual Irena tem uma estátua em sua sala).
O casamento dos dois vai de mal a pior, pois a frustração sexual entre o casal aumenta com o decorrer dos dias e se complica ainda mais quando Alice Moore (Jane Randolph), companheira de trabalho de Reed, se aproxima cada vez mais do rapaz e o Dr. Louis Judd (Tom Conway), psiquiatra que Reed contrata para avaliar o problema da sua esposa, e que também acaba envolvido pela sedução intrigante da estrangeira.
A partir de determinado momento, a tensão crescente entre esse quarteto e o ciúme que Irena começa a sentir, vai saindo do seu controle e toda a sua repressão começa a despertar a “felina” dentro dela.
"Sangue de Pantera" é um um filme sensacional que possui diversas cenas memoráveis, não citarei  quais são para não quebrar as surpresas da película. 
O filme teve uma sequência em 1944, chamada "The Curse of the Cat People", e um remake produzido em 1982, "A Marca da Pantera". "Sangue de Pantera" é um filme indispensável para todos os fãs do gênero de terror e admiradores do cinema clássico. "Sangue de Pantera" é um filme de domínio público e encontra-se disponível no VK.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 73 minutos
Gênero: Thriller, Mistério, Terror, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário