Lady Vingança (2005): uma poesia sombria - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, maio 03, 2015

Lady Vingança (2005): uma poesia sombria

Lady Vingança é um filme sul-coreano que faz parte da Trilogia da Vingança do diretor Park Chan Wook. Os outros filmes são Mr. Vingança (2002) e Oldboy (2003).O roteiro escrito por Park Chan Wook junto de Chung Seo-kyungMyeong-chan Park conta a história de uma ex-detenta que após cumprir sua pena, elabora um plano de vingança contra aquele que a levou para a prisão.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Lee Yeong-Ae em cena no filme "Lady Vingança"

Sinopse - A trama conta a história de Lee Geum-Ja (Lee Yeong-Ae), que aos 19 anos de idade é condenada a 13 anos de prisão por sequestro e assassinato de um menino de 6 anos. No entanto, a jovem está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek (Choi Min-Sik).

Na prisão, ela descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o cumprimento da pena arquitetando uma meticulosa vingança para o ex-namorado. Treze anos depois ela sai da cadeia, encontra Sr. Baek e põe em prática seu plano. Enquanto esteve na cadeia, ela conquistou a admiração e a confiança das outras detentas, que a ajudam a colocar seu plano em prática.

Ao longo da trama percebemos claramente a evolução pela qual Lee Geum-Ja passa à medida que revive os acontecimentos do passado. Esta evolução é o fator determinante na hora de colocar em prática seu plano. 

É compreensível que o tipo de redenção que Lee Geum-Ja busca realmente só pode ser alcançado através da vingança que, por diversas vezes, aparenta uma áurea quase angelical de justiça e expiação.

Um conto de punição e redenção

Primeiramente, é importante salientar que os filmes de Park Chan Wook não é para todos, requer boa estrutura psicológica para encarar uma produção tão contundente, apresenta cenas fortes, violentas e perturbadoras.

Lady Vingança é a violência em forma de poesia. A fotografia belíssima, faz uma mistura de cores fortes com cenários sombrios, transformando o filme numa verdadeira obra de arte. A história não linear consegue inserir o espectador na loucura e desconexão dos fatos atordoantes do filme. Caso fosse linear, certamente não conseguiria os mesmos efeitos perturbadores durante o seu andamento.  

Por meio de flashbacks são apresentados pequenos detalhes que lá no final fazem toda a diferença, como por exemplo a justificativa que levou a moça de apenas 19 anos a assumir a culpa e o castigo pelo crime, do qual era inocente. As atuações são excelentes, principalmente da atriz Lee Yeong-Ae. A trilha sonora também muito bonita, angelical e subversiva ao mesmo tempo.

O desfecho pode desagradar alguns espectadores, particularmente considero justo diante do peso de todos os acontecimentos e revelações que vamos recebemos ao longo do filme. Lady Vingança explora a violência dentro de cada um de nós sendo utilizada para fazer justiça com o apoio da ética. Uma violência até certo ponto justificável, afinal, são sentimentos da natureza humana que busca a punição de crimes bárbaros. 

Por fim, Lady Vingança é um excelente thriller policial altamente recomendável, mas quem é impressionável melhor passar longe desta obra.


Minha nota: 10/10


Ficha técnica


Título original: Chinjeolhan Geumjassi
Duração: 112 minutos
Gênero: Suspense, Drama, Policial, Terror
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Coreia do Sul
Ano de lançamento: 2005