Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (2008) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, maio 03, 2015

Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (2008)"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."

"Blidness" é um filme sensacional dirigido por Fernando Meirelles, mesmo diretor de "Cidade de Deus" e "O Jardineiro Fiel". O roteiro foi baseado no livro de mesmo título, escrito pelo português José Saramago, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. 

O filme abriu o Festival de Cannes de 2008 e é uma coprodução do Brasil, Canadá e Japão. As filmagens aconteceram em Toronto, no Canadá, em São Paulo e Osasco no Brasil e em Montevidéu no Uruguai.

A trama tem início numa grande metrópoles, onde o trânsito é parcialmente paralisado quando um motorista (Yusuke Iseya) não consegue dirigir por ter ficado cego repentinamente. Ele recebe ajuda de um homem (Don McKellar) que acaba roubando seu carro.
Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (2008)
Na manhã seguinte, o rapaz cego vai consultar um oftalmologista (Mark Ruffalo), acompanhado da esposa (Yoshino Kimura). O médico não descobre nada de errado com os olhos do rapaz que diz ter uma 'luz branca' impedindo a sua visão. Estranhamente, todas as pessoas que tiveram contato com o rapaz também perdem a visão: o médico oftalmologista, o ladrão, sua esposa e os pacientes que estavam na sala de espera no momento em que o rapaz chegou ao consultório.
Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (2008)
O governo trata a doença como uma epidemia chamada por 'cegueira branca' e imediatamente coloca os primeiros infectados de quarentena, em uma instalação vigiada o tempo todo por soldados do exército. A esposa do oftalmologista (Julianne Mooroe) é a única que não é afetada, mas finge estar com a doença para acompanhar o marido em seu confinamento.
Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (2008)
No entanto, os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar e as pessoas confinadas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Após uma briga generalizada entre os grupos confinados na quarentena, um incêndio se inicia, tornando a situação ainda mais caótica.
Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (2008)
A esposa do médico sendo a única com visão, guia seu grupo até os portões da instalação e descobre que estão abertos, mas ao sair, todos descobrem que a 'cegueira branca' tomou conta da cidade e do mundo todo.
Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (2008)
A cegueira é apenas um símbolo que representa a fragilidade dos valores humanos e dos pilares da sociedade atual. Com o fim de todas as regras básicas de convivência e quando o ser humano tem apenas dois lado para escolher, muitos mostram quem realmente são: egoístas, mesquinhos, manipuladores, deixando o seu pior lado aflorar.
Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (2008)
A direção do filme é impecável. A câmera nem sempre focaliza o rosto da pessoa que está falando, dando preferência a objetos ou outras partes do corpo, como as mãos. A fotografia quase sempre clara, em tons de cinza, nos faz adentrar na trama. Impossível não sentir a agonia dos personagens. Assistir esse filme é sentir um 'nó na garganta' a cada nova cena e, vamos desvendando a hipocrisia humana nesse verdadeiro espiral de horror com toques de humor negro. "Ensaio Sobre a Cegueira" é um filme sensorial, feito para sentir cada cena, refletir cada diálogo, captar cada imagem. 
Filme: Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Duração: 121 minutos
Gênero: Drama, Ficção Científica, Mistério
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 10,0