Filme: "Aurora (1927)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, maio 08, 2015

Filme: "Aurora (1927)"

"Esta canção do Homem e de sua Mulher é de nenhum lugar e de todos os lugares; é possível escutá-la em qualquer lugar e em qualquer hora. Pois onde quer que o sol nasça e se ponha, seja no tumulto da cidade ou sob o céu aberto da fazenda, a vida é muito semelhante; às vezes amarga, às vezes doce."

Nesta semana tive o privilégio de assistir "Sunrise", o mais belo filme já produzido pela indústria cinematográfica. Uma obra-prima de impecável beleza que é capaz de quebrar o gelo do coração mais insensível. 

É incrível imaginar que em 1927, com a tecnologia limitada da época, o genial cineasta F.W. Murnau produziu um filme que caminhou por entre vários gêneros (romance, drama, comédia e suspense) e conseguiu alcançar a perfeição entre todos eles. E sem fazer uso de uma única palavra, o casal protagonista conseguiu transmitir tanta emoção que me senti vivendo cada pedacinho da história junto com eles.

"Sunrise foi adaptado a partir do conto "Viagem a Tilsit", do escritor alemão Herrman Suderman. Recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Direção de Arte e ganhou a estatueta nas categorias de Melhor Cinematografia, Melhor Atriz e Melhor Produção Cinematográfica Única e Artística (prêmio único na história do cinema mundial).
A trama se desenvolve em três níveis: o personagem (o ser humano), a natureza e o sobrenatural, tudo perfeitamente encaixado. A história se passa durante as férias de verão, quando chega uma excursão a um bucólico vilarejo às margens de um lago. Nessa excursão estava uma mulher (Margaret Livingston) que acaba se tornando amante de um fazendeiro (George O'Brien).
O fazendeiro é casado e tem um filho, mas acaba sendo seduzido pelos encantos da moça da cidade. Bastante esperta, essa mulher pede ao seu amante para vender a fazenda e partir com ela para a cidade, e induz o homem a afogar sua esposa (Janet Gaynor) no lago, simulando um acidente.
No dia seguinte, o fazendeiro convida sua esposa para um passeio de barco. Durante o passeio, ele parte, ameaçadoramente, em direção a ela. A esposa, percebendo a real intenção de seu marido, se coloca em posição de clemência. Ele, então, desiste de matá-la e rema até a margem.
A esposa foge e entra no primeiro bonde que vê, o marido a segue. Ambos chegam à cidade e logo entram em uma igreja onde está sendo celebrada uma cerimônia de casamento. As palavras do padre parecem dirigidas a eles, o que os leva à reconciliação. Saem juntos para passear. Vão a um salão de beleza, depois tiram uma fotografia e, por fim, entram em um parque de diversões. (Nesta sequência estão algumas das cenas mais belas que vi em toda a minha vida.)
No parque de diversões, o casal vai para a pista de dança para bailar a Dança Camponesa, um dos nove movimentos compostos por Felix Mendelssohn como música incidental para a peça teatral "Sonhos de uma Noite de Verão", de William Shakespeare.
Felizes por terem recuperado o amor que estava adormecido, eles regressam para casa. No entanto, o casal acaba enfrentando uma forte tempestade que acaba virando o barco. O marido consegue chegar a terra filme, mas não encontra sua esposa às margens do lago.
Desesperado, o fazendeiro comunica a todos do vilarejo sobre o desaparecimento da esposa nas águas do lago. Os moradores pegam seus barcos e vão na esperança de encontrá-la com vida, mas tudo que eles encontram são pedaços dos feixes que estavam presos sobre a cintura dela. A mulher da cidade assiste toda a movimentação, feliz por ser plano ter se concretizado, mas todos teriam uma grande surpresa antes da aurora do dia seguinte...
Em 1967, a revista "Cahiers du Cinéma" escolheu o filme como 'a maior obra-prima da história do cinema', e em 1989, a classificação de significância histórica, estética e cultural pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e foi selecionado para preservação pelo British Film Institute
"Aurora" é um filme capaz de emocionar e despertar emoções intensas e repentinas. É um filme silencioso, mas foi o primeiro da Fox a ter sua banda sonora em Movietone, ou seja, impressa junto à película.
"Aurora" pode ser perfeitamente comparado ao diamante lapidado. É o drama mais profundo, o romance mais fascinante, o suspense mais tenso e a comédia que arrancou de mim as gargalhadas mais gostosas e inesperadas, sendo assim, afirmo sem nenhuma dúvida, é o melhor filme dentre os melhores que já assisti na minha vida.
Tenho o maior prazer em recomendar este filme que é a perfeição em forma de arte.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 94 minutos
Gênero: Drama, Romance, Suspense, Comédia, Clássico, Domínio Público
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 10,0