24/04/2015

Filme: "A Bruma Assassina (1980)"

"Está se movendo mais rápido…. Está indo para a Rua 10…. Se você está na parte sul da cidade, dê meia volta…. Fique longe da Neblina!"

"The Fog" é um clássico de terror oitentista que foi dirigido por John Carpenter (I). Não está entre as grandes obras do cineasta que tem em seu currículo filmes como "O Enigma do Outro Mundo" e "Em Pedaços" (estes foram os quais assisti), mas, mesmo assim é um ótimo filme que tem um roteiro original  para sua época e bem estruturado. O lançamento aconteceu em 1980.

Este filme tem um remake "A Névoa", de 2005, mas como ainda não assisti, não posso compará-los. 

A trama tem início quando um senhor de idade avançada se prepara para contar histórias de assombrações para um grupo de crianças, ao redor de uma fogueira. São exatos 23:55 horas. E não se trata de qualquer história, mas sim, a lenda do local onde todos vivem. As 00:00 horas o homem termina de contar a história.
Estamos na fictícia cidade de Antonio Bay que em breve comemorará 100 anos de fundação. No entanto, na véspera do aniversário algo anormal acontece. 
Os carros ligam sozinhos e tocam suas buzinas, bombas de gasolina despejam combustível, relógios despertam, um caos generalizado sem motivo aparente. Um minuto depois tudo acaba como mágica. É um presságio de que Antonio Bay não será a mesma a partir dessa noite.
Na igreja da cidade, um pequeno tremor faz com que o Padre Malone (Hal Holbrook) encontre um diário secreto do seu avô que anotou detalhes sórdidos e assustadores dos acontecimentos daquela época.
Enquanto isso, acontecimentos estranhos começam a ficar preocupantes. A radialista Stevie Wayne (Adrienne Barbeau) é quem dá os primeiros sinais de alerta sobre o clima estranho de Antonio Bay. 
Ela transmite seu programa de radio de um farol e observa uma neblina bastante forte se aproximando da cidade. Mas não era qualquer neblina, esta brilhava e se movia contra o vento.
Um trio de pescadores de uma traineira chamada Sea Grass avista um navio envolto na neblina brilhante, porém, ao se aproximarem, os três são mortos por criaturas misteriosas.
Em meio ao caos que se instala na cidade, os moradores vão se envolvendo na história macabra até que descobrem toda a verdade de Antonio Bay e suas criaturas misteriosas escondidas na neblina.
"A Bruma Assassina" possui um roteiro bem simples mas interessante e envolvente, o espectador fica curioso para descobrir os segredos desta cidade que estavam escondidos à sete chaves. Os efeitos não são tão bons, mas perdoáveis se tratando da época em que o filme foi realizado, e a trilha sonora é perfeita, sombria, envolvente e cativante, que evolui de acordo com a trama.
É um bom suspense que não tem muita enrolação. Recomendo.

Mais detalhes do filma na página do IMDb

Duração: 79 minutos
Gênero: Terror, Fantasia
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 8,7

Conteúdo Correspondente