Documentário: "Tiros em Columbine (2002)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, abril 18, 2015

Documentário: "Tiros em Columbine (2002)"

"Tem muito maluco por aí!"

"Bowling for Columbine" é um documentário que faz referência ao massacre em que dois adolescentes (Dylan e Eric) mataram 14 estudantes e um professor na Columbine High School, em 1999.

Foi realizado por Michael Moore e seu lançamento aconteceu em 2002. Foi vencedor do Oscar na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem, sendo admirado por muitos, e na mesma proporção, repudiado por outros.

Em seus 120 minutos de duração, o documentário é praticamente um relato perturbador, de um país assustado. Os norte-americanos vivem em estado de alerta, com medo de tudo e de todos.

O documentário aborda uma pesquisa sobre o medo que leva a população estadunidense, fascinada por armas de fogo cujo porte é um direito consagrado na Constituição do país, a amargar elevado índice anual de mortes por esse tipo de armamento.
O ponto de partida é o massacre do instituto Columbine, e a partir daí vemos a exploração pessoal e artística sobre a natureza da violência nos Estados Unidos. O cineasta sustenta que a maior taxa de homicídios relacionados com armas de fogo nos Estados Unidos não se deve a um maior número de armas de fogo no país.
Então Michael Moore se pergunta: se não se trata do número de armas de fogo na sociedade estadunidense, qual pode ser a causa?  Mas afinal, a culpa é de quem? Algumas pessoas acusam músicos como Marilyn Manson. Outras afirmam que a culpa provém dos filmes? A televisão? Os videogames? Mas será que o conteúdo violento pode influenciar pessoas a cometer assassinatos? Surgem diversos questionamentos que tentam apontar as vertentes dessa disfunção paranoica à nível nacional.
O cineasta encontra dois sobreviventes de Columbine. Um deles, paralisado numa cadeira de rodas. As balas usadas durante o massacre na escola foram compradas numa loja da Walmart.
"Tiros em Columbine" é sarcástico e esclarecedor sobre a cultura do medo que impera nos Estados Unidos, mergulha profundamente dentro da sociedade americana e deixa no expectador a sensação que a terra dos sonhos não é exatamente um conto de fadas. Recomendo para todos.

Mais detalhes do documentário na página do IMDb

Duração: 120 minutos
Gênero: Documentário, Drama, Clássico
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,1