17/04/2015

9 Romances de Época - Parte 1

Preparei essa postagem para todas as pessoas que apreciam um bom filme de romance, mas não são simplesmente filmes que mostram histórias amor, essas obras transpiram o amor e cativam o expectador pela delicadeza e charme de sua época.

A ideia inicial era escrever sobre 9 romances de época, mas, ao selecionar os filmes percebi que tem muitas obras excelentes sobre o tema, sendo assim, decidi dividir em várias partes. Clique AQUI para conferir a 2ª parte da lista.

Separe vários lenços e confira a primeira parte da lista.

Filme: "Em Algum Lugar do Passado (1980)" - Estados Unidos da América

"Quando o amor é de verdade nada consegue destruir."
"Somewhere in Time" foi dirigido por Jeannot Szwarc. O jovem teatrólogo Richard é surpreendido na sua noite de estreia, por um idosa que lhe dá um antigo relógio de bolso e diz "volte para mim" e vai embora. Intrigado, Richard vai atrás de pistas dessa mulher, porém, ele nada sabe sobre ela, até chegar no Grand Hotel e encontra uma foto dessa mulher ainda jovem. O rapaz decide fazer sessões de hipnose para reencontrar aquela mulher em algum lugar do passado. Confira mais detalhes do filme em Em Algum Lugar do Passado.


Filme: "O Piano (1993)" - Nova Zelândia

"Somos uma família e todos tem que fazer sacrifícios."
"The Piano" foi dirigido por Jane Campion. A história se passa na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava sendo colonizada. Ada McGrath, uma mulher que quando tinha seis anos de idade parou de falar vai morar na companhia de sua filha, Flora e se casa com Stewart num casamento arranjado.No entanto, seu marido Stewart negocia o piano de estimação e o passa para George Baines. Atraído por Ada, Baines concorda em devolver o piano em troca de algumas lições no instrumento. Mas as "aulas" se tornam encontros cada vez mais intensos, e a situação sai do controle, criando trágicas conseqüências para todos. Confira mais detalhes do filme em O Piano.


Filme: "Orgulho e Preconceito (2005)" - Estados Unidos da América, França, Reino Unido

"Se os seus sentimentos por mim não mudaram, eu devo dizer que enfeitiçou meu coração e minha alma e eu a amo, eu a amo."
"Pride and Prejudice" foi dirigido por Joe Wright. Acompanhamos a trajetória de vida da jovem Elizabeth, uma mulher a frente do seu tempo que foi capaz de lutar por seus ideais e quebrar preconceitos, vivendo uma linda história de amor com Sr. Darcy. É impossível não se encantar com esse romance. Baseado na obra homônima de Jane Austen. Confira mais detalhes do filme em Orgulho e Preconceito.


Filme: "Shakespeare Apaixonado (1998)" - Estados Unidos da América

"Jamais envelhecerás para mim, nem murchará, nem morrerá."
"Shakespeare in Love" foi dirigido por John Madden. Neste belíssimo épico acompanhamos a história de amor do jovem escritor William Shakespeare que estava com dificuldades para escrever uma nova peça teatral, mas ao conhecer a bela Viola De Lesseps sua inspiração volta, mas ele acaba se apaixonando pela moça que estava de casamento marcado com Lorde Wessex. Durante esse belo romance, Shakespeare escreveu a mais famosa história de amor de todos os tempos "Romeu e Julieta". Confira mais detalhes do filme em Shakespeare Apaixonado.


Filme: "Desejo e Reparação (2007)" - Estados Unidos da América, França, Reino Unido

"Juntos pelo amor, separados pelo medo... Redimidos pelas esperanças."
"Atonement" foi dirigido por Joe Wright.  Briony Talles e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. O momento político é de tensão, por conta da Segunda Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo emergem antigos ressentimentos familiares. Nesse filme podemos perceber claramente que atos interpretados de forma equivocada podem transformar a vida de várias pessoas e destruir sonhos. E que o sentimento da culpa é tão cruel quanto os horrores de uma guerra. Confira mais detalhes do filme em Desejo e Reparação.

Filme: "E O Vento Levou... (1939)" - Estados Unidos da América

"Por pior que seja a noite, amanhã é outro dia..."
"Gone Wit the Wind" foi dirigido por Victor Fleming. Esse filme épico é um romance dramático, dividido em duas partes. Na primeira parte temos uma visão da sociedade do sul dos Estados Unidos e na segunda parte nos é apresentado situações após a Guerra Civil ocorrida. E em meio a tudo isso acompanhamos a rebelde Scarlett O'Hara e suas desilusões amorosas. Considerado o clássico dos clássicos, é a produção mais bem sucedida de Hollywood, ganhadora de 10 estatuetas do Oscar, também é um dos pioneiros em usar cores. Confira mais detalhes do filme em E O Vento Levou....

Filme: "Brilho de uma Paixão (2010)" - Austrália, França, Reino Unido e Irlanda do Norte

"A sensação de estar em um lago não é nadar até a borda, mas sentir a sensação de estar no lago."
"Bright Star" foi dirigido por Jane Campion. A história ocorre em Londres no ano de 1818 e retrata um amor puro e intenso entre o jovem poeta John Keats com a sua vizinha Fanny Brawne. Os dois não se dão bem, mas quando ela descobre que ele cuida do irmão mais novo, seriamente doente, se oferece para ajudá-lo. Sua bondade toca Keats que, em troca, concorda em ensinar-lhe poesia. Intensamente envolvidos, os jovens amantes são tomados por poderosas sensações. Juntos, eles criam uma onda de obsessão romântica que cresce na mesma progressão de seus problemas. Até que Keats fica doente, e o problema se mostra intransponível. Mais detalhes do filme em Brilho de uma Paixão.

Filme: "O Morro dos Ventos Uivantes (1992)" - Estados Unidos da América, Reino Unido e Irlanda do Norte

Nem que ele a amasse com toda a força da sua vil existência, seria capaz de amá-la tanto em oitenta anos como eu num só dia.
"Wuthering Heights" foi dirigido por Peter Kosminsky. No final do século XVIII, em uma área rural da Inglaterra, surge com o tempo uma violenta paixão entre Catherine Earnshaw e o cigano Heathcliff, seu irmão adotivo. Criados juntos, eles são separados pela morte do pai de Catherine e a crueldade de como Hindley Earnshaw , seu irmão, trata Heathcliff. Quando Heathcliff fica sabendo que ela vai casar com Edgar Linton, um homem rico e gentil, Heathcliff foge para fazer fortuna, ignorando o fato de que Catherine o ama, e não o futuro marido. Dois anos depois, Heathchliff retorna para vingar-se de Hindley e Edgar e do abandono que Catherine lhe infligiu. Mais detalhes do filme em O Morro dos Ventos Uivantes.

Filme: "Os Girassóis da Rússia (1970)" - Itália

"Quis tanto me atirar no rio. Mas percebi que não poderia viver por amor..."
"I Girasoli" foi dirigido por Vittorio De Sica. Emocione-se com a história de um casal separado pela Segunda Guerra. Após anos sem notícias, ela viaja para a Rússia em busca do marido, atravessando cidades e campos de girassóis. Quando enfim ela o encontra, percebe que algo mudou entre eles. Com linda fotografia do grande Giuseppe Rotunno e música inesquecível de Henry Mancini, é m filme indispensável. Confira mais detalhes do filme em Os Girassóis da Rússia