07/04/2015

Um Filme de Cada País (1ª Parte)

Elaborei essa lista com o objetivo de trilhar um dos caminhos possíveis para que os apreciadores da sétima arte possam entrar numa trajetória sem fronteiras, conhecendo a história cinematográfica de cada um desses países, e que através desse aperitivo, possam buscar novas obras dos países citados. 

Quero deixar claro que, por meio dessa lista não tenho intenção de determinar que apenas o filme citado seja a única obra-prima ou o melhor filme de cada um desses países.

Para elaborar a lista, busquei assistir pelo menos três filmes de cada país, além de consultar alguns dos melhores sites relacionados ao cinema e, só assim escolhi o filme citado. Muitos países trabalham em cooperação com o outros para a produção de seus filmes, sendo assim, listei apenas um determinado país.

Da mesma forma que montei outras coletâneas, cada postagem terá cinco filmes que já assisti e fazem parte do acervo de postagens no blog. 

Confira a primeira parte:

Filme: "Amores Brutos (2000)" - México


"Todos eles são aquilo que perderam. Todos irão sentir uma angústia pelo que foram algum dia, e não podem mais ser."
"Amores Perros" foi dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu. Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o adolescente Octavio, que decidiu fugir com a mulher de seu irmão, Susana, usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria , uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo, um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel, após passar vários anos preso. Ali, em meio ao caos, ele encontra Cofi e vê a possibilidade de sua redenção. Confira mais detalhes do filme em Amores Brutos.

Filme: "Vá e Veja (1985)" - Rússia

"Pare de cavar!"
"Idi i Smotri" foi dirigido por Elem Klimov. Esse impressionante filme russo nos apresenta a narração da Segunda Guerra Mundial pelos olhos de Florya, um garoto que romantizava a guerra, até descobrir os seus horrores. Em confronto com os alemães, o garoto é deixado para trás e decide retornar ao seu vilarejo. Chegando lá depara-se com o desolador cenário de um massacre. Perturbado, ele passa a vagar sem rumo, presenciando cenas cada vez mais fortes. Uma história forte, pesada e lírica sobre sonhos, perdas e sofrimento. Confira mais detalhes do filme em Vá e Veja.


Filme: "Tangerines (2013)" - Geórgia

"É uma guerra por causa das minhas tangerinas. Eles estão lutando pela terra. Pela terra onde minhas tangerinas crescem."
"Mandariinid" foi dirigido por Georgiano Zaza Urushadze. Algumas aldeias foram fundadas por estónios na Abecásia, na segunda metade do século XIX. A guerra entre Georgia e Abecásia deflagrou em 1992 e alterou a vida pacífica dos habitantes estonianos. Muitos escolheram regressar à sua terra natal, deixando as aldeias vazias. O estoniano Ivo foi um dos que ficou, para fazer as colheitas das plantações de tangerinas. Com o conflito à porta, um homem ferido fica para trás e Ivo acolhe-o. Confira mais detalhes do filme em Tangerines.

Filme: "Feliz Natal (2005)" - Romênia

"Os homens envolvidos não sentem vergonha. Se eles não vão contar, é porque ninguém acreditaria, ou entenderia."
"Joyeux Noël" foi dirigido por Christian Carion. No momento em que estoura a Primeira Guerra Mundial, na calmaria do verão de 1914, milhões de homens são pegos de surpresa e levados a agir. Chega o Natal, com sua neve e vários presentes da família e do exército. Mas a surpresa não viria de dentro dos generosos embrulhos que se encontram nas trincheiras francesas, escocesas e alemãs. Naquela noite, um evento momentâneo mudaria o destino de quatro personagens: um padre anglicano, um tenente francês, um excepcional tenor alemão, seu amor e sua companheira, uma soprano. Durante a noite de Natal, acontece o inesperado: soldados saem de suas trincheiras e deixam para trás seus rifles para apertar as mãos do inimigo. Confira mais detalhes do filme em Feliz Natal.

Filme: "O Piano (1993)" - Nova Zelândia


"Somos uma família e todos tem que fazer sacrifícios."
"The Piano" foi dirigido por Jane Campion. A história se passa na época vitoriana, quando a Nova Zelândia estava sendo colonizada. Ada McGrath, uma mulher que quando tinha seis anos de idade parou de falar vai morar na companhia de sua filha, Flora e se casa com Stewart num casamento arranjado.No entanto, seu marido Stewart negocia o piano de estimação e o passa para George Baines. Atraído por Ada, Baines concorda em devolver o piano em troca de algumas lições no instrumento. Mas as "aulas" se tornam encontros cada vez mais intensas, e a situação sai do controle, criando trágicas consequências para todos. Confira mais detalhes do filme em O Piano.