29/04/2015

1001 Filmes para Ver Antes de Morrer - Parte 14

Navegando pela Internet atrás de filmes interessantes, encontrei uma lista sensacional, trata-se da série - 1001 Filmes para ver Antes de Morrer. Este livro é de referência, foi editado por Steven Jay Scheneider em 2003 e trás os melhores filmes catalogados pelos maiores críticos da sétima arte. Portanto, o assunto é muito sério. 

"Conforme seu título já sugere, 1001 filmes para ver antes de morrer é um livro que busca não apenas informar e sugerir mas também motivar: transformar leitores curiosos em espectadores apaixonados e deixar claro que a pressão é imensa, o tempo é curto e o número de filmes que devem ser assistidos se tornou realmente grande." (Steven Jay Schennider)

Esta lista não será por ordem cronológica e nem alfabética, mas sim, por ordem dos filmes que consigo assistir. E vamos dar sequência a PARTE 14... Confira a seguir mais 15 filmes que eu assisti e fazem parte da coletânea.

Filme: "Chicago (2002)" - Canadá e Estados Unidos da América

"Ele mereceu, a culpa foi toda dele mesmo! Se tivessem lá, se tivessem visto teriam feito o mesmo!"

"Chicago" foi dirigido por Bob Marshall. Quando os destinos de Roxie Hart, uma sonhadora cantora que busca a fama dos palcos da Broadway, e Velma Kelly, que já fora famosa, se cruzam na prisão de Chicago. Roxie, que matou o amante após o abandono, e Velma, que matou o marido e a irmã, tentam chamar a atenção da imprensa, para voltar aos holofotes da Broadway, através do bem sucedido e esperto advogado Billy Flynn. Um musical cheio de vingança, amor, fantasia e dança. Confira mais detalhes do filme em Chicago.

Filme: "De Olhos Bem Fechados (1999)" - Estados Unidos da América, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

"Sabe qual era o motivo pelo qual as mulheres se casavam? Era a única forma de poderem perder a sua virgindade e estarem livres para fazer tudo o que quisessem com outros homens. Aqueles que elas desejavam realmente."

"Eyes Wide Shut" foi dirigido por Stanley Kubrick. A curadora de arte Alice é casada com o doutor Bill Harford. Juntos formam um casal perfeito. Porém, depois de participarem de uma festa, Alice confessa ter tido atração e fantasias sexuais com outro homem, que também estava na festa. Os dois começam a discutir e Bill passa a se perguntar o porquê disto estar acontecendo com ele, então ele vai procurar seu amigo Nick Nightingale, que irá lhe mostrar um mundo de fantasias e jogos sexuais. Confira mais detalhes do filme em De Olhos Bem Fechados.

Filme: "Gigi (1958)" - Estados Unidos da América

"Apenas as esmeraldas mais belas contém esse milagre de azul indescritível."
"Gigi" foi dirigido por Vincente Minnelli. Gigi é uma menina alegre, que está sendo treinada pela sua tia para ser uma cortesã de luxo, recebendo lições de etiqueta e bom comportamento em público - tudo o que Gigi não é, por ser muito levada. Enquanto isso, Gaston se entedia cada vez mais com as mulheres e sua vida de luxo, até que percebe em Gigi a chama da paixão. Ele está disposto a conquistá-la e a transformá-la na mulher de sua vida. Confira mais detalhes do filme em Gigi.

Filme: "A Paixão de Cristo (2004)" - Estados Unidos da América

"Amem os seus inimigos e orem pelos que vos perseguem. Pois, se amarem os que vos amam, que recompensa vão ter?"

"The Passion of the Christ" foi dirigido por Mel Gibson. No meio da noite, Jesus é traído por Judas e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás. Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos, pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto. Pilatos tenta passar a decisão para Herodes, governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Confira mais detalhes do filme em A Paixão de Cristo.

Filme: "Aconteceu Naquela Noite (1934)" - Estados Unidos da América

"As muralhas de jericó vão desabar"
"It Happened One Night" foi dirigido por Frank Capra. Quando Peter Warren, um jornalista desempregado, encontra Ellie, moça milionária que fugiu do iate de Alexander Andrews, seu pai, pois este não aprova quem ela escolheu como marido. Peter vê a oportunidade de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles. Durante uma viagem de ônibus para Nova York, ambos se apaixonam, mas não conseguem se entender. Confira mais detalhes do filme em Aconteceu Naquela Noite.

Filme: "Túmulo dos Vagalumes (1988)" - Japão

"Porque os vaga-lumes morrem tão cedo?"

"Hotaru no Haka" foi dirigido por Isao Takahata. Uma trágica história atinge dois irmãos, Setsuko e Seita vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina, mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil encontrar. Confira mais detalhes do filme em Túmulo dos Vagalumes.

Filme: "Quando Fala o Coração (1945)" - Estados Unidos da América

"O erro não está nos astros, mas em nós mesmos."
"Spellbound" foi dirigido por Alfred Hitchcock. A Dra. Constance Petersen trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do Dr. Alexander Brulov pelo dr. Edward Ao chegar o dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro Dr. Edwards. Confira mais detalhes do filme em Quando Fala o Coração.

Filme: "O Vingador do Futuro (1990)" - Estados Unidos da América

"Considere isso nosso divórcio."

"Total Recall" foi dirigido Paul Verhoeven. Em mais uma das adaptações do autor Philip K. Dick para cinema, em outro grande sucesso de bilheteria, Arnold Schwarzenegger vive o papel de Quaid, que comprou um pacote de férias para Marte, na realidade um sonho que o fará viver como agente secreto no Planeta Vermelho. Chegando lá, as coisas começam a se complicar, e ele passa a ter dúvidas se está vivendo mesmo um sonho ou se aquilo tudo é real. Confira mais detalhes do filme em O Vingador do Futuro.

Filme: "A Separação (2011)" - Irã

"Então porque quer o divórcio?"
"Jodaeiye Nader az Simin" foi dirigido por Asghar Farhadi. Nader e Simin divergem sobre a possibilidade de deixar o Irã. Simin quer deixar o país para dar melhores oportunidades a sua filha, Termeh. Nader, no entanto, quer continuar no Irã para cuidar de seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Chegam a conclusão de que devem se separar, mesmo ainda estando apaixonados. Sem uma esposa para cuidar da casa, Nader contrata uma empregada para ser responsável pelos afaseres domésticos e por tratar da rotina de seu pai. A empregada, que está grávida, aceita o trabalho sem avisar o seu marido. Confira mais detalhes do filme em A Separação.

Filme: "Videodrome - A Síndrome do Vídeo (1983)" - Canadá

"Primeiro ele controla a sua mente... Depois ele destrói seu corpo."

"Videodrome" foi dirigido por David Cronenberg. Max Renn, o proprietário de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de uma "snuff", que seriam cenas de pessoas que eram realmente torturadas e mortas. Inicialmente os sinais pareciam vir da Malásia, mas depois descobre-se que eram gerados em Pittsburgh. Gradativamente Max fica sabendo que esta transmissão se chama Videodrome, que na verdade é muito mais que um mórbido show de televisão. Max começa a sofrer efeitos bizarros e alucinógenos destas transmissões, se vendo no meio das forças que criaram e querem controlar o Videodrome. Confira mais detalhes do filme em Videodrome - A Síndrome do Vídeo.

Filme: "O Médico e o Monstro (1931)" - Estados Unidos da América

"Minha análise da alma, da psique humana, leva-me a crer que o ser humano não é verdadeiramente um, mas verdadeiramente dois..."
"Dr. Jekyll and Mr. Hydefoi dirigido por Rouben Mamoulian. A clássica história baseada no romance de Robert Louis Stevenson. Dr. Jekyll, um renomado médico, estuda a possibilidade de separação do lado "bom" e do lado "mau" das pessoas. Numa de suas experiências, deixa seu lado negro tomar conta e acaba transformando-se em um monstro, o que lhe trará terríveis consequências. Mais detalhes do filme em O Médico e o Monstro. 


Filme: "O Poderoso Chefão: Parte II (1974)" - Estados Unidos da América

"Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda."

"The Godfather - Part II" foi dirigido por Francis Ford Coppola. Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito, foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Já adulto em Little Italy, Vito, luta para ganhar a vida e para manter sua esposa e filhos. Ele mata Black Hand Fanucci, que exigia dos comerciantes uma parte dos seus ganhos. Com a morte de Fanucci, o poderio de Vito, cresce muito, mas sua família é o que mais importa para ele. Um legado de família que vai até os enormes negócios que nos anos 50' são controlados pelo caçula, Michael Corleone. Agora baseado em Lago Tahoe, Michael, planeja fazer por qualquer meio necessário, incursões em Las Vegas e Havana, instalando negócios ligados ao lazer, mas descobre que aliados como Hyman Roth, estão tentando matá-lo. Confira mais detalhes do filme em O Poderoso Chefão: Parte II.

Filme: "As Diabólicas (1955)" - França

"Mas eu vi mesmo, sei que era ele."
"Les Diaboliques" foi dirigido por Henri-Georges Clouzot. A esposa e a amante assassinam o marido, jogando-no na piscina imunda do colégio onde ele trabalhava. Quando a piscina é limpa, tempos depois, o corpo não está mais lá. Aos poucos as desconfianças em cima das duas vão tornando-se cada vez maiores, e elas podem sucumbir à pressão. Confira mais detalhes do filme em As Diabólicas.

Documentário: "Tiros em Columbine (2002)" - Estados Unidos da América

"Tem muito maluco por aí!"

"Bowling for Columbine" foi dirigido por Michael Moore. O documentário tem em seu leque de assuntos vários tópicos abordados por Michael Moore. Entre eles, o primeiro seria os massacres com armas de fogo realizados por jovens nos Estados Unidos em diversas universidades e instituições de ensino médio; o segundo seria a facilidade com que as pessoas compram armas e como a sociedade norte-americana integra-as em seu dia-a-dia. Confira mais detalhes do documentário em Tiros em Columbine.

Filme: "Nó na Garganta (1997)" - Estados Unidos da América

"A coisa ruim de fugir de casa é não poder levar sua mãe com você."

"The Butcher Boy" foi dirigido por Neil Jordan. A vida numa pequena comunidade rural irlandesa, nos anos 60, vista pelos olhos de Francie, menino de 12 anos. Em meio às brincadeiras com o amigo Joe e a conturbada vida familiar junto a seu pai alcóolatra e à mãe, que lentamente perde a razão, o garoto busca a redenção em fantasias espirituais. Confira mais detalhes do filme em Nó na Garganta.
Aproveite para conferir a parte 13 dessa coletânea sensacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário