Filme: "Persépolis (2007)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, março 16, 2015

Filme: "Persépolis (2007)"

"É o medo que nos faz perder a nossa consciência. Também é ela que nos transforma em covardes."

"Persepolis" é uma animação única, de rara beleza que trás em cada cena uma nova emoção e reflexões profundas. Esse belíssimo filme é uma adaptação da história em quadrinhos de mesmo nome, escrito ela iraniana Marjane Satrapi, que também dirigiu o filme ao lado de Vincent Paronnaud. O lançamento da animação aconteceu em 2007 e recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme de Animação.

A emocionante história é contada em flashback. Conhecemos Marjane (Chiara Mastroianni) que está no aeroporto de Orly, na França. Ela está de partida para Teerã, sua terra natal. Marjane está triste, melancólica e pensativa, acende seu cigarro e volta a pensar na vida. Nesse momento os traços coloridos dão lugar ao tom preto&branco com nuances de cinza.
E eis que surge uma garotinha, é Marjane com 9 anos de idade, alegre e sorridente. Agora estamos no Irã, em 1979. Marjane tem uma infância feliz ao lado dos pais (Simon Abkarian e Catherine Deneuve) e da avó (Danielle Darrieux).
Marjane é filha de intelectuais da esquerda, sendo assim, a garotinha observa atenta todas as mudanças pelas quais seu país está passando. A população sai às ruas pedindo a renúncia do ditador Xá Reza Pahlavi que está no poder desde os anos 40. Marjane está confusa, pois acreditava que o líder da sua nação havia chegado ao poder por escolha divina.
Aos poucos Marjane compreende a situação política e toma conhecimento das atrocidades que são cometidas pelo regime vigente. Porém, a revolução trás consigo restrições às liberdades individuais. Inicia o período dos aiatolás, considerados peritos em religião, tendo como líder Ruhollah Khomeini. O tio da garota acaba sendo assassinado na prisão.
A partir desse momento estoura o conflito armado com o país vizinho Iraque. Os meninos são incentivados a se alistarem no exército, todos são iludidos e acreditam que se morrerem lutando pela nação vão direto para o Paraíso. Já as meninas são obrigadas a se cobrirem dos pés à cabeça e terminantemente proibidas de namorar.
Coisas como usar uma camiseta punk, ouvir músicas do Iron Maiden ou usar moletons com estampas do Michael Jackson são extremamente censuradas. E é neste período turbulento da história iraniana que Marjane se descobre como pessoa e como mulher.
Mas a história dessa garotinha corajosa não para por aí, Marjane vai estudar na Áustria e é neste país  europeu que ela viverá seus maiores conflitos e dramas.
Assistindo a história de Marjane, que é biográfica, impressiona o fato dela não se afundar em meio a tantas dificuldades que enfrentou, a perda da liberdade individual, onde só resta para as mulheres se dedicarem ao lar e ao casamento. Mas Marjane não sucumbiu, ao contrário, ela evoluiu como mulher.
"Persépolis" possui conteúdo nada infantil, é uma animação para adultos que diverte, emociona e provoca no espectador diversas reflexões sobre todos os absurdos praticados pela humanidade contra ela mesma. 
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 96 minutos
Categorias: Animação, Biografia, Drama, Guerra
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0