Filme: "Leviatã (2014)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, março 09, 2015

Filme: "Leviatã (2014)"

"A verdade e apenas a verdade."

"Leviathan" é um filme polêmico que tem humor ácido e dividiu opiniões na Rússia por identificar e mostrar os maiores opressores - o Estado e a Igreja - numa espécie de releitura do livro de Jó, da Bíblia. 

Este ambicioso filme do cineasta Andrey Zvyagintsev mistura amor, política, família e religião dentro da mesma história, e recebeu inúmeros elogios ao redor do mundo. Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro sendo o vencedor desta mesma categoria no Globo de Ouro. Seu lançamento aconteceu em 2014.

Nessa trama, conhecemos Koria (Aleksey Serebryakov), ele leva uma vida tranquila numa pequena cidade à beira mar de Barents.
Koria é casado com Lylia (Elena Lyadova) e junto com o casal mora o filho Romka, que é do primeiro casamento. Sua vida muda drasticamente quando Vadim Cheleviat (Roman Madyanov), um político local que está interessado na propriedade começa a fazer pressão para conseguir compra a propriedade.
Entretanto, Koria se nega a vender a propriedade, então, a 'justiça' bate à sua porta e uma misteriosa imobiliária surge na história. Indignado, Koria procura pelo amigo Dmitri (Vladimir Vdovichenkov) que é advogado. O advogado enfrenta os poderosos da região. 
E como todos já esperavam, até os representantes da Fé acabam sendo corrompidos pela corrupção que predomina na região. Koria vai enfrentar uma dura batalha com pessoas poderosas e inescrupulosas.
O título do filme tem um duplo sentido, remete à Besta citada no texto bíblico do livro de Jó e aos pensamentos filosofo-político do inglês Thomas Hobbes (1588 - 1679) sobre poder. E é exatamente isso que o filme mostra, como os homens lidam com o poder que recebem. Com humor sarcástico "Leviatã" cutuca bem na ferida e mexe com os ânimos das autoridades daquela grande potência.
"Leviatã" é um filme excelente, mostra para todos os expectadores uma Rússia desconhecida. Corrupção, política e religião são os pilares do filme que são mostrados em forma de símbolos. As pessoas são comuns e isso deixa a obra mais realista e chocante. E, apesar de longo, é um filme denso, forte e muito bem feito.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Classificação: 16 anos
Nota: 9,5