Filme: "Fantasma (1979)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, março 12, 2015

Filme: "Fantasma (1979)"

"Coisas estranhas estão acontecendo no cemitério."

"Phantasm" é um clássico do 'terror cult' e que assustou muitas pessoas no final da década de 70. Foi escrito, produzido, co-editado e dirigido pelo cineasta Don Coscarelli e seu lançamento aconteceu em 1979.

Tomei conhecimento deste filme devido ao livro "101 Filme de Terror para Ver Antes de Morrer", a premissa é muito interessante, o problema é que se trata de um filme de baixo orçamento, sendo assim, podemos encontrar várias falhas, mas nem por isso o filme perde o seu valor.

Aliás, a falta de recursos financeiros é perceptível, pois a história se passa apenas em três cenários bem distintos: a casa dos protagonistas, o cemitério e um bar esquisito.

Nessa trama bizarra, conhecemos Mike (Michael Baldwin), um destemido adolescente de 13 anos, que seu único medo é que o irmão mais velho Jody (Bill Thornbury), deixe-o abandonado, ambos são órfãos.

O garoto começa a investigar o cemitério próximo de sua casa. Mike tenta avisar seu irmão, mas Jody não lhe dá ouvidos, e após vários acontecimentos estranhos, Jody e Reggie (Reggie Bannister) resolvem ouvir o adolescente.
Não demora muito para o trio se deparar com o macabro agente funerário Tall Man (Angus Scrimm), um homem assustador que anda profanando os túmulos e, disfarçado de mulher, está assassinando pessoas.
Mas este homem pavoroso esconde vários segredos. Ele utiliza esferas viadoras assassinas e conta com a ajuda de anões assassinos que ajudam a transportar escravos para outra dimensão através de um portal.
"Fantasma" é um filme bastante bizarro, vemos sangue amarelo que jorra dos dedos descepados e se transformam em moscas esquisitas... Mas, várias outras coisas surreais acontecem, o cineasta brinca com a linha tênue sobre o que é sonho e o que é realidade.
Nas entre-linhas, o filme fala sobre temas comuns como: aceitação, descobertas, fetiches sexuais, sentir-se deslocado no convívio social e sobre a morte, ou melhor, sobre o medo da morte. O desfecho deixa uma dúvida, aquilo tudo aconteceu ou era apenas um sonho de Mike.
"Fantasma" é um filme de terror existencial, que mistura elementos bizarros, tem uma pegada gore e diversos jogos psicológicos que acabam envolvendo o expectador. Recomendo para os fãs de terror.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 88 minutos
Gênero: Terror, Ficção Científica, Fantasia, Mistério
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 8,5