03/03/2015

101 Melhores Filmes: Década de 1980 - Parte 1

Estou organizando uma série de coletâneas com os 101 melhores filmes de cada década. São filmes de todos os gêneros e que ficaram marcados na minha memória e de todos os fãs de cinema.

Serão vinte postagens de cada década e cada postagem terá cinco filmes que já assisti e fazem parte do acervo de postagens no blog.

Um pouco da história do cinema nos anos 80, uma década gloriosa e inesquecível, onde os filmes exigiam de seus atores, interpretações fortes, mesmo em filmes que não faziam sucesso nas bilheterias. É um período marcante, não só pelas grandes interpretações, mas também pela liberdade -não havia tanta censura - tinha muito tiro, muito sangue, muito sexo, muito exagero, muitas críticas e pouco efeito especial. O politicamente correto não era o principal quesito nas obras, principalmente as hollywoodianas. Sem dúvida, o cinema dessa década é o mais amado e nostálgico para cinéfilos e boa parte do público.

Confira a 1ª PARTE:

Filme: "E.T. O Extraterrestre (1982)" - Estados Unidos da América

"E.T. telefone minha casa."
"E.T. The Extra-Terrestrial" foi dirigido por Steven Spilberg. Nesse filme acompanhamos a incrível e emocionante amizade do garotinho Elliot e um alienígena. O garoto vai proteger o E.T. de todos que ameaçam a sua segurança, principalmente dos agentes do governo que procuram pelo alienígena para transformá-lo em cobaia. Confira mais detalhes do filme em E.T. O Extraterrestre.


Filme: "O Iluminado (1980)" - Estados Unidos da América

"Venha querido, não vou te machucar."
"The Shining" foi dirigido por Stanley Krubick. Nesse filme acompanhamos Jack Torrance que se muda para hotel com sua mulher Wendy e seu filho. No entanto, eles vão ficar isolados do resto do mundo durante todo o inverno, mas esse isolamento começa a causar distúrbios metais sérios em Jack que a cada dia se torna mais agressivo e perigoso. Confira mais detalhes do filme em O Iluminado.

Filme: "O Exterminador do Futuro (1984)" - Estados Unidos da América

"Hasta la vista, Baby!"
"The Terminator" foi dirigido por James Cameron. Em um futuro próximo, os seres humanos entrão em guerra contra as máquinas e diante do caos, os robôs decidem enviar para o passado um androide, com a missão de matar a mãe daquele que se transformaria em um grande líder e o pior inimigo das máquinas. No entanto, os humanos também enviam para o passado um representante deles para salvar Sarah Connor que viria a ser a mãe de John Connor. Confira mais detalhes do filme em O Exterminador do Futuro.

Filme: "Ligações Perigosas (1988)" - Reino Unido, Estados Unidos da América

"Está fora do meu controle.
"Dangerous Liaisons" foi dirigido por Stephen Frears. Neste clássico podemos acompanhar as armações da Marquesa de Merteuil que se une ao Visconde de Valmont para ridicularizar seu ex-marido em público. No entanto, o Vincont planeja conquistar a Madame Marie de Touvel, mas ela é casada e muito zelosa de suas obrigações. O Visconde descobre algo que o faz mudar de ideia, porém, os jogos de sedução vão fugir totalmente de controle e trará consequências trágicas para todos. Confira mais detalhes do filme em Ligações Perigosas.


Filme: "Mississipi em Chamas (1988)" - Estados Unidos da América

"Você não nasce com ódio. Ele é ensinado. E, aos sete anos de idade, depois de usarem até a Bíblia para justificar, você acredita em tudo que disseram."
"Mississippi Burning" foi dirigido por Alan Parker. A história se passa no Mississipi, em 1964. Rupert Anderson e Alan Ward são dois agentes do FBI que estão investigando a morte de três militantes dos direitos civis. As vítimas viviam em uma pequena cidade onde a segregação divide a população em brancos e pretos e a violência contra os negros é constante. Confira mais detalhes do filme em Mississipi em Chamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário