Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

07/03/2015

101 Melhores Filmes: Década de 1970 - Parte 1

Estou organizando uma série de coletâneas com os 101 melhores filmes de cada década. São filmes de todos os gêneros e que ficaram marcados na minha memória e de todos os fãs de cinema.

Serão vinte postagens de cada década e cada postagem terá cinco filmes que já assisti e fazem parte do acervo de postagens no blog.

Um pouco da história do cinema nos anos 70, nesta década, uma geração de cineastas talentosos tomou conta de Hollywood  e romperam os paradigmas onde o produtor era o dono do filme. Inúmeras obras excelentes e inovadoras surgiram, marcando a década como uma das melhores na história do cinema mundial.

Confira a Parte 1 dos 101 melhores filmes da década de 1970.

Filme: "Apocalypse Now (1979)" - Estados Unidos da América

"Eu adoro o cheiro de napalm pela manhã."
"Apocalypse Now" foi dirigido por Francis Ford Coppola. Nesse clássico de guerra em que, acompanhamos o Capitão Willard na maior missão da sua carreira, ele terá que encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, o Coronel Kurts, que aparentemente foi afetado psicologicamente pela guerra e formou um exército próprio. Porém, quando Willard se aproxima do seu destino, ele analisa alguns documentos sobre o coronel e começa a ficar confuso diante desta missão. Confira mais detalhes do filme em Apocalypse Now.

Filme: "Laranja Mecânica (1971)" - Estados Unidos da América, Reino Unido

"Se te deixares levar pelo desespero, não terás forças nos momentos de angústia."
"A Clockwork Orange" foi dirigido por Stanley Krubick. Esse filme psicodélico encontra-se entre os 10 filmes mais perturbadores já produzidos. As cenas mais violentas do filme são embaladas por clássicos como A Nona Sinfonia de "Beethoven" e Singin' in the Rain de "Gene Kelly". É um filme ultra violento, mas que ao mesmo tempo nos faz refletir sobre a decadência psicológica das pessoas. Confira mais detalhes do filme em Laranja Mecânica.


Filme: "O Poderoso Chefão (1972)" - Estados Unidos da América

"Um homem que não se dedica à família jamais será um homem de verdade."
"The Godfather" foi dirigido por Francis Ford Coppola. Acompanhamos a trajetória de Don Corleone, chefe de uma mafiosa família italiana que reside em Nova York. Ele tem costume de ajudar as pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Porém, com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Don Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade e sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. Mais detalhes do filme em O Poderoso Chefão.


Filme: "Chinatown (1974)" - Estados Unidos da América


"Muitas pessoas não encaram o fato que, no lugar certo, na hora certa, elas são capazes de qualquer coisa."
"Chinatown" foi dirigido por Roman Polanski. Esse Neo-Noir envolvente gira em tono do detetive particular J.J. Gittes que é especialista em casos matrimoniais. Ele é procurado pela esposa do engenheiro-chefe da Companhia de Águas e Energia que acredita que seu marido tem uma amante. O detetive descobre que o engenheiro se encontra com uma jovem, ele acaba publicando fotos no jornal e logo aparece a verdadeira esposa deste engenheiro dizendo que irá processá-lo. O engenheiro é encontrado morto e o detetive se vê dentro de um jogo muito perigoso que envolve poder e muitos segredos. Confira mais detalhes do filme em Chinatown.

Filme: "O Exorcista (1973)" - Estados Unidos da América

"Que dia excelente para um exorcismo!"
"The Exorcist" foi dirigido por William Friedkin. Esse filme é considerado o maior clássico do terror e foi baseado numa história real. Uma garotinha de 12 anos de idade começa a apresentar um comportamento estranho. Após sua mãe recorrer a vários médicos, ela decide procurar um padre exorcista que também é psiquiatra e imediatamente inicia-se as sessões de exorcismo com cenas aterrorizantes e angustiantes. Confira mais detalhes do filme em O Exorcista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário