Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

15/03/2015

101 Melhores Filmes: Década de 1960 - Parte 1

Estou organizando uma série de coletâneas com os 101 melhores filmes de cada década. São filmes de todos os gêneros e que ficaram marcados na minha memória e de todos os fãs de cinema.

Serão vinte postagens de cada década e cada postagem terá cinco filmes que já assisti e fazem parte do acervo de postagens no blog.

Um pouco da história do cinema nos anos 60, a década das mudanças mais marcantes da história. Surgiram diversos movimentos estudantis, as drogas ilícitas se tornaram populares,  os Hippies pregaram uma nova filosofia de vida que rapidamente se espalhou, ditaduras pipocaram em vários pontos do Planeta, e consequentemente, muitas guerras se iniciaram. Já o cinema hollywoodiano não acompanhou todas essas mudanças, em contrapartida, o cinema europeu começa a mostrar questões sociais, política e sexo na telona, influenciando uma juventude revolucionária.

Confira a Parte 1 dos 101 melhores filmes da década de 1960.

Filme: "Psicose (1960)" - Estados Unidos da América

"Entre. Relaxe. Tome um banho."
"Psycho" foi dirigido pelo gênio do suspense Alfred Hitchcock. Nessa obra-prima do cinema acompanhamos a fuga de Marion Crane que roubou 40 mil dólares da empresa onde trabalhava. Durante a fuga, ela enfrenta uma forte tempestade e acaba indo parar no Bates Motel, onde é atendida pelo esquisito Norman Bates, proprietário do estabelecimento. A garota decide passar a noite no local, no entanto, algo muito ruim está prestes a acontecer. Confira mais detalhes do filme em Psicose.

Filme: "Meu Ódio Será Sua Herança (1969)" - Estados Unidos da América

"Se eles se mexerem, mate-os."
"The Wild Bunch" foi dirigido por Sam Peckinpah. Nesse clássico de Faroeste vamos acompanhando a trajetória de uma gangue de foras-da-lei que estavam prestes a se aposentar, mas desistem dessa ideia após receberem uma proposta para roubar o carregamento de armas de um trem. Somente a morte poderia deter esse grupo destemido. Confira mais detalhes do filme em Meu Ódio Será Sua Herança.


Filme: "Romeu e Julieta (1968)" - Reino Unido

"Porque nunca houve história mais triste do que esta de Romeu e Julieta"
"Romeo and Juliet" foi dirigido por Franco Zeffirelli. Baseado na peça de William Shakespeare. Na bela Verona de 1303, o jovem Romeu tem seu amor correspondido pela bela Julieta, que pertence a família rival da cidade. Mas o amor dos jovens terão um trágico destino a caminho... Confira mais detalhes do filme em Romeu e Julieta.


Filme: "A Bela da Tarde (1967)" - França


"De um lado um casamento tradicional, fora dele, uma vida de fantasia e prazeres."
"Belle de Jour" foi dirigido por Luis Buñuel. Nesse clássico do surrealismo, conhecemos Séverine, uma mulher casada, mas que se sente infeliz no casamento. Após uma conversa com um amigo, a moça decide procurar a dona de um discreto bordel, dessa forma, Séverine vai realizar suas fantasias sexuais. Confira mais detalhes do filme em A Bela da Tarde.

Filme: "A Primeira Noite de Um Homem (1967)" - Estados Unidos da América

"Mrs. Robinson, você está tentando me seduzir?"
"The Graduate" foi dirigido por Mike Nichols. Benjamin Braddock acaba de retornar formado da faculdade. Meio perdido na vida, é seduzido pela mulher do melhor amigo de seu pai, bem mais velha. Não resistindo à tentação, Benjamin começa a viver a vida de uma maneira diferente do que seus pais desejavam, mas é a filha de Mrs. Robinson quem rouba o coração do rapaz. No entanto, Mrs. Robinson não perdoará se trocada pela filha e tentará separar o casal. Mais detalhes do filme em A Primeira Noite de Um Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário