22/03/2015

101 Melhores Filmes: Década de 1940 - Parte 1

Estou organizando uma série de coletâneas com os 101 melhores filmes de cada década. São filmes de todos os gêneros e que ficaram marcados na minha memória e de todos os fãs de cinema.

Serão vinte postagens de cada década e cada postagem terá cinco filmes que já assisti e fazem parte do acervo de postagens no blog.

Um pouco da história do cinema nos anos 40, a década que ficou marcada pelo conflito armado mais devastador que a humanidade já presenciou, a Segunda Guerra Mundial dominou metade da década e causou a morte de mais de 60 milhões de pessoas. Já o cinema estava no auge dos grandes musicais hollywoodianos e as cores começavam a ser introduzidas nas películas. Nesse período surgiu sub-gêneros como os Film-Noir (filmes negros) e Screwball Comedy (comédias malucas) que até hoje são admirados pelos apreciadores da sétima arte. Essa foi a década de ouro do cinema, afinal, alguns dos maiores clássicos de todos os tempos surgiram nesse período.

Confira a 1ª PARTE:

Filme: "Como Era Verde Meu Vale (1941)" - Estados Unidos da América


"Se eu a visse novamente, não teria forças para deixá-la."
"How Green Was My Valley" foi dirigido por John Ford. Nesse filme encantador, um homem com mais de 50 anos de idade revela suas memórias sobre o local onde viveu sua infância e adolescência. Seu pai e seus irmãos mais velhos trabalhavam na mina de carvão, única fábrica do vale. Sua mãe cuidava da casa, juntamente com sua irmã e a cunhada. Certo dia, os trabalhadores entram em greve, o pai de Huw não adere a paralisação, e isso afetará toda a sua família. Confira mais detalhes do filme em Como Era Verde Meu Vale.


Filme: "Festim Diabólico (1948)" - Estados Unidos da América

"Uma história verídica..."
"Rope" foi dirigido por Alfred Hitchcock. Nesse suspense inigualável podemos acompanhar a mente doentia de dois jovens universitários que se sentem no direito de assassinar o amigo para provarem que são superiores. Se não bastasse esse ato insano, eles ainda colocam o cadáver de David em um baú que está na sala, oferecem uma recepção para o pai e a noiva da vítima e ainda colocam a comida que é servida no jantar em cima do baú. No entanto, havia nessa reunião uma pessoa mais inteligente que os dois psicopatas. Confira mais detalhes do filme em Festim Diabólico.

Filme: "O Falcão Maltês (1941)" - Estados Unidos da América


"A mesma substância de que são feitos os sonhos."
"The Maltese Falcon" foi dirigido por John Huston. Nesse Film-Noir sedutor e intrigante, acompanhamos o detetive Sam Spade que acaba se envolvendo, mesmo sem querer, numa perigosa caçada a uma estátua valiosa, conhecida por Falcão Maltês. Quanto mais Sam investiga o caso, mais intrigas e falsidade ele descobre. Confira mais detalhes do filme em O Falcão Maltês.


Filme: "Os Sapatinhos Vermelhos (1948)" - Reino Unido


"Dançarás - Disse o Anjo - Dançarás com teus sapatos vermelhos... Dançarás de porta em porta... Dançarás, dançarás sempre..."
"The Red Shoes" foi dirigido pela dupla Michael Powell e Emeric Pressburger. Esse espetáculo de filme conta a história de Victória Page. Ela é uma bailarina promissora que acaba sendo escolhida pelo autoritário Boris Lermontov para ser a estrela principal da montagem "Os Sapatinhos Vermelhos". O diretor também contrata o compositor Julian Craster para fazer parte da sua companhia. Victória e Julian acabam se apaixonando e vivendo uma linda história de amor, porém, Boris é muito rígido e a partir desse momento começa o trágico fim da bailarina. Confira mais detalhes do filme em Os Sapatinhos Vermelhos.

Filme: "A Felicidade não se Compra (1946)" - Estados Unidos da América

"Lembre-se: você nunca será um fracasso enquanto tiver amigos."
"It's a Wonderful Life" foi dirigido por Frank Capra. Nesse belíssimo filme, conhecemos George Bailey, um homem que nunca quis seguir a benevolente carreira de banqueiro do seu pai. Ele queria sair da cidade para estudar e conhecer o mundo e todos os seus segredos. No entanto, por causa da necessidade de todos a seu redor, George nunca conseguiu realizar seu sonho. Até que na véspera de Natal, o destino lhe prega uma peça cruel e por causa de uma dívida, esse homem bom deseja nunca ter nascido e recebe uma mãozinha de alguém muito especial. Confira mais detalhes do filme em A Felicidade não se Compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário