15/02/2015

Filme: "Os Boxtrolls (2014)"

"Vamos sonhar e fazer o nosso destino."

"The Boxtrolls" é uma animação que aposta numa história simplicíssima, mas isso não impede de transmitir ternura e mostrar traços morais através das peculiaridades dos monstros que habitam no subterrâneo da cidade. Através dos simpáticos monstrinhos, sentimentos como amizade e respeito à família são evidenciados e valorizados.

O filme contou com a direção da dupla Anthony Stacchi e Grahan Annable e foi produzido pelos estúdios Laika, uma empresa que de animação em stop-motion que vem crescendo e recebendo destaque nos últimos anos. A história foi baseada no livro infantil "Here Be Monsters"escrito por Alan Snow. Seu lançamento aconteceu em 2014 e recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

Esta história nos apresenta criaturas que vivem em uma comunidade no subterrâneo da cidade de Pontequeijo. Os humanos que residem na cidade são fanáticos por queijos e pela elegância.
À noite, os monstrinhos usam caixas de papelão como disfarce e saem dos seus esconderijos para vasculhar o lixo atrás de algo que lhes tenha valor. 
Mesmo sendo criaturas inofensivas, os humanos os veem como seres monstruosos e, por esse motivo, o lorde Portley-Rind (Jarred Hallis) resolve contratar os serviços de Aquibaldo Surrupião (Bem Kingsley) para exterminar os monstrinhos e em troca assumir uma posição entre os melhores degustadores de queijos da cidade, porém, é alérgico à queijo.
Para lutar contra Surrupião, os Boxtrolls vão contar com a ajuda do jovem Ovo (Isaac Hempstead-Wright), o rapaz foi criado dentro da comunidade desde menino e conhece melhor que qualquer outro humano, a natureza dos monstrinhos. Winnie (Elle Flaming), filha do lord, também se junta ao grupo na luta pela permanência dos Boxtrolls nos subsolos.
A garota tem personalidade forte e é viciada em contos de horror, à princípio, seu interesse nos Boxtrolls é para descobrir o quanto essas criaturas seriam sanguinárias e devoradores de humanos. Mas, após conhecer as criaturas, Winnie muda de opinião.
Rapidamente, a jovem se identifica com o órfão Ovo, já que seu pai não lhe dá atenção. Os contrastes entre os maus-hábitos de Ovo com a nobreza de Winnie dão as pitadas de humor ao filme.
"Os Boxtrolls" é recheado de esplendorosas lições de vida mostrando o respeito pelas diferenças. É um filme lindo que merece ser apreciado, seja como entretenimento, seja como reflexão sobre as atitudes vistas no cotidiano.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 96 minutos
Gênero: Animação: Aventura, Comédia, Família
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,5