20/01/2015

Filme: "Pinóquio (1940)"

"Só se vive uma vez."

"Pinocchio" é um filme para crianças de todas as idades, pois traz em seu roteiro muitas mensagens de valores que encantam as crianças e toca o corações do adultos, ensina que jamais devemos abandonar nossos sonhos, pois nada é impossível.

Este clássico de animação foi produzido pelos estúdios Disney e contou com a direção da dupla Ben Sharptsteen e Hamilton Luske. Foi baseado na história de Carlo Collodi e seu lançamento aconteceu em 1940.

Venceu o Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção "When You Wish upon a Star."

A história começa quando o Grilo Falante (Cliff Edwards) entra numa casa para escapar do frio. Na casa mora Gepeto (Christian Rub) e seus dois fiéis companheiros, o gato Fígaro (Mel Branc) e o peixe Cleo (Mel Branc). O velho Gepeto é uma marceneiro e acabara de terminar sua obra-prima, um boneco de madeira. Antes de dormir ele deseja que o boneco se torne um menino de verdade.
E eis que a Fada Azul (Evelyn Venable) resolve atender o pedido do velhinho e dá vida ao boneco Pinóquio (Dickie Jones) e lhe promete transformá-lo em um menino de verdade, corajoso e altruísta.
Na manhã seguinte, Gepeto vê que o boneco com vida, à princípio ele fica assustado, mas em seguida se encanta pelo menino e promete cuidar dele como um filho.
E Pinóquio inicia uma fantástica aventura, no entanto, ele é um menino ingênuo, acaba acreditando em estranhos e caindo em ciladas, mas também encontrará pessoas confiáveis que só desejam o seu bem.
"Pinóquio" é uma excelente animação, seja pela qualidade ou pelos valores morais. Rimos e nos emocionamos com o menino de madeira, transformado de um garoto ingênuo e influenciável em um menino corajoso e altruísta.
Vale lembrar que os desenhos foram feitos à mão por dezenas de artistas que trabalhavam para Walt Disney. E o visual é impecável, repleto de detalhes como por exemplo o deslocamento das sombras corretamente, um trabalho delicado que enriqueceu ainda mais esta obra-prima do cinema.
E mesmo quem nunca assistiu este filme sabe as consequências das mentiras de Pinóquio. 
Walt Disney sabia tocar no coração do espectador. O resultado foi um belo e inesquecível filme.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 88 minutos
Gênero: Animação, Fantasia, Família, Drama, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,8

Nenhum comentário:

Postar um comentário