15/01/2015

Filme: "O Retrato de Dorian Gray (2009)"

"A única maneira de livrar-se da tentação é ceder a ela."

"Dorian Gray" mostra como a ânsia pela beleza e juventude destrói a  alma. É baseado no clássico literário The Picture of Dorian Gray de Oscar Wilde. O filme britânico foi dirigido por Oliver Parker e seu lançamento aconteceu em 2009. É perfeito nos figurinos e nas maquiagens, porém, superficial demais no conteúdo.

O jovem e belo Dorian Gray (Ben Barnes) desembarca na Londres Vitoriana e é apresentado a alta sociedade pelo hedonista Henry Wotton (Colin Firth) que apresenta ao moço ingênuo, todas as belezas e prazeres desta cidade.
Enquanto isso, o pintor Basil Hallward (Ben Chaplin), amigo de Henry, retrata o a juventude de Dorian em uma tela.
Ao observar seu retrato, Dorian percebe o poder que possui através da juventude e influenciado por Henry, faz um juramento, no qual daria sua própria alma para ter a beleza jovial eterna.
Seu quadro fica trancado no sótão e enquanto começa a envelhecer, Dorian permanece jovem e belo. O rapaz se entrega aos prazeres da carne e sua alma inicia um processo de apodrecimento. 
Todas as pessoas que se aproximam de Dorian tem suas vidas destruídas. Uma delas é o pintor Basil, que de tanto insistir para ver o retrato que pintou do jovem, acaba vendo algo assustador  e pagará caro por isso.
Dorian decide fazer uma longa viagem e retorna para Londres 25 anos depois, mas com aparência jovial. Entretanto, seu retorno traz todas as lembranças e fantasmas das pessoas que ele destruiu no passado. Agora ele é atormentado pela consciência e por uma vida sem amor, além dos boatos sobre seu suposto pacto com o diabo, já que continua jovem e belo como antes de partir da cidade.
Dorian conhece Emily Wooton (Rebecca Hall), filha de Henry, logo ambos se apaixonam, porém, aquele que foi seu melhor amigo no passado, não aprova a aproximação do casal.
E esse amor proibido, poderia ser a salvação para Dorian mas se torna a sua destruição.
"O Retrato de Dorian Gray" possui um clima sombrio e aterrorizante, principalmente quando mostra o processo de deterioração do retrato e a figura sombria que se apropriou da alma do jovem.
O longa-metragem conta com uma trilha sonora marcante e um excelente elenco. Mas sendo uma adaptação literária, há quem ame o filme e há quem odeie. Particularmente, gostei da trama e recomendo. 
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 112 minutos
Gênero: Suspense, Fantasia, Drama
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 8,4

Conteúdo Correspondente