20/12/2014

Filme: "Uma História de Natal (2007)"

"E foi assim que tudo começou, a muitos anos atrás."

"Joulutarina" é um filme simples, que de tão simples, se tornou grandioso. Faz qualquer adulto voltar a ser criança, revivendo todo o encantamento do Natal que ficou adormecido na infância. 

Uma maneira diferente de contar a origem do Papai Noel que surpreende a todos que o assistem. A direção foi de Juha Wuoliijoki e seu lançamento aconteceu em 2007. 

Não me recordo de outro filme da Finlândia que tenha assistido, então, provavelmente este é o primeiro e gostei bastante, pois é muito bem feito e delicado, toca no coração e faz rolar várias lágrimas de emoção e nostalgia.
Tudo acontece a muitos anos, numa pequena e remota aldeia na Lapônia. Conhecemos o pequeno Nicolau (Jonas Rinne) que acaba perdendo seus pais aos 7 anos de idade, em um trágico acidente.
O garotinho é adotado pelos moradores da vila, mas como os habitantes não tem muitas condições financeiras, acertam de que todo ano, no dia do Natal, Nicolau teria que mudar para a casa de outra família. 
E assim acontece todos os anos. Para demonstrar toda a sua gratidão, o garoto faz brinquedos para as crianças das famílias que ofereceram abrigo para ele. E toda manhã de Natal, Nicolau colocava um brinquedo na porta de cada casa.
Certo ano, a aldeia sofre com a escassez de alimentos e Nicolau (Otto Gustavsson), que está com 13 anos, é enviado para trabalhar de aprendiz de carpinteiro com o eremita Iisakki (Kari Väänänem).
Sob tutela severa, Nicolau desenvolve habilidades que lhe permitem criar presentes ainda melhores para as crianças da aldeia. Porém, Iisakki proíbe o garoto de fazer presentes, mas a doçura de Nicolau acaba quebrando o gelo do coração daquela homem rabugento.
Os anos passam, Nicolau Hannu-Pekka Björkman) envelhece, mas não perde a bondade que existe no seu coração. Ele passa o ano todo construindo brinquedos que são distribuídos para as crianças pobres da aldeia, na noite de Natal. 
O bondoso velhinho usa roupas vermelhas e gorro para se aquecer do gelado inverno da Lapônia. Para entregar os presentes, Nicolau conta com a ajuda das suas fieis renas e de vários amigos queridos.
Dentre estes amigos está Aada (Laura Birn), uma linda moça que descobriu ainda na infância o segredo de Nicolau, mas que nunca revelou para nenhuma outra criança.
"Uma História de Natal" é um filme doce, mágico, que desperta nos adultos o espírito natalino que adormecera na infância. 
Faz crianças e adultos sonharem com o bondoso velhinho e suas renas encantadoras passeando pelos vales nevados do Pólo Norte.
Recomendo este filme para toda a família assistir reunida. Vale cada segundo assistido.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 83 minutos
Categorias: Drama, Família, Fantasia
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0

Conteúdo Correspondente