24/12/2014

Filme: "Uma História de Natal (1983)"

"Eu quero de presente de Natal uma espingarda de ar comprimido."

"A Christmas Story" é uma história simples, porém, divertida e cativante. E sem efeitos especiais, sem pieguice, se transformou num clássico natalino, mostrando apenas um garoto, com sua inocência de criança querendo ganhar uma espingarda de ar comprimido.

Baseado no livro "In God we Trust, all Others Pay in Cash" de Jean Shepherd escrito em 1966. O filme contou com a direção de Bob Clark (III) e seu lançamento aconteceu em 1983.

A história se passa na década de 40 e conta a história de Ralphie (Peter Bilingsley), um garotinho de 9 anos de idade, que sonha em ganhar de presente de Natal, uma espingarda de brinquedo vermelha.
Enquanto os outros garotos ficam admirando pela vitrine brinquedos como: bola de futebol, trenzinho percorrendo a ferrovia, carros em miniatura, etc., Ralphie quer uma Dayse Red Ryder Carbine Action BB Gun, uma espécie de rifle de ar comprimido.
A todo custo ele tenta convencer seus pais que esse presente é ideal, mas como são superprotetores, principalmente sua mãe, Ralphie acaba sendo proibido terminantemente de possuir a espingarda.
Ralphie sente que ninguém quer ouvi-lo, e isso gera diversos questionamentos negativos por todos que o cercam, inclusive o Papai Noel.
O garoto acaba se envolvendo em inúmeras encrencas, que a tão sonhada espingarda de ar comprimido se torna um presente cada vez mais distante.
"Uma História de Natal" faz parte da coletânea "1001 Filmes para Ver Antes de Morrer" citados no livro de Steven Jay Scheneider e também está em 95% das listas que sugerem filmes natalinos. Pois as artimanhas do garotinho para convencer seus pais a darem o que ele quer são hilárias e arrancam vários risos do expectador. Principalmente as cenas da brincadeira de colocar a língua no poste congelado, do abajur quebrado e do peru de Natal.
Com certeza é um filme que agrada todas as idades, pois apesar do humor negro, o filme passa inocência e carisma.
"Uma História de Natal" merece o título de clássico natalino e recomendo para todos, pois não decepciona em nenhum momento. E o garotinho adorável cresceu...
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 94 minutos
Categorias: Comédia, Família, Clássico
Classificação: Livre
Nota: 9,0