02/12/2014

Filme: "O Presente (2006)"

"Nem ame, nem odeie tua vida, mas no que viver, viva bem. Tão longa ou curta, seja quanto os céus permitem."

"The Ultimate Gift" é um excelente filme que destaca a superioridade dos valores e princípio diante do materialismo. Esse filme inspirador não é nenhuma obra-prima do cinema, na realidade é pouco conhecido, porém, os efeitos que essa história causa no expectador são únicos. A direção foi de Michael O. Sajbel e seu lançamento aconteceu em 2006.

Quando Howard 'Red' Stevens (James Garner) faleceu, ele deixou uma herança nada comum para o seu neto Jason Stevens (Drew Fuller). No entanto, o rapaz acreditava que receberia apenas uma simples transação de dinheiro, já que o bilionário nunca demonstrou carinho pelo neto.
Mas após ser chamado pelo Mr. Hamilton (Bill Cobbs), Jason descobre que herdou do avô doze tarefas, e após o cumprimento de todas elas, será avaliado e se for merecedor, receberá de herança o maior de todos os presentes.
O rapaz vive às custas do dinheiro da família, nunca trabalhou e também jamais passou por dificuldade financeiras. Ele esbanja o patrimônio de sua família em viagens, festas badaladas e mulheres.
As doze tarefas são um grande desafio para Jason, pois não são apenas tarefas, são verdadeiras dádivas que transformará sua vida para sempre.

À princípio, o rapaz se recusa a cumprir as tarefas, pois deseja saber quando de dinheiro receberá de herança, porém, ele fica sem nenhum centavo no bolso e é obrigado a aceitar o desafio do avô.
Contrariado, Jason cede aos planos do avô e inicia a 'Dádiva do Trabalho'. No início, ele se sente perdido, mas, no decorrer de cada tarefa realizada, Jason percebe que algumas coisas só são compreendidas se forem vivenciadas na pele.
Jason é levado até a fazendo de um amigo do seu avô e deverá permanecer no local durante um mês. Ele recebe a função de construir sozinho, uma cerca. Tarefa pesada e cansativa para quem nunca havia trabalhado na vida. Mas com perseverança Jason cumpre a primeira tarefa e parte em busca de segunda dádiva.
E assim, se sucede o desenrolar do filme, vamos acompanhando a transformação de Jason, e consequentemente, a nossa transformação pessoal. 

Em certo momento, o rapaz tenta comprar um amigo verdadeiro, pois para ele, o dinheiro comprava tudo. E eis que surge a doce garotinha Emily (Abigail Breslin). 
Essa linda garotinha é portadora de leucemia e é através da menina que Jason começa a descobrir o verdadeiro sentido da vida e o valor de uma amizade verdadeira. Pela primeira vez, o rapaz descobre o sentido de palavras como amizade, empatia, caridade e solidariedade.
E Jason compreende que ganhar os verdadeiros sentimentos de alguém é a coisa mais importante desta vida. Ele descobre que a felicidade não se encontrava nos bilhões de dólares que herdaria, mas sim, nas pessoas que ele conquistaria ao longo do cumprimento das doze dádivas. Nesse momento ele percebe o grande amor que seu avô sentia por ele.
"O Presente" é um filme que sensibiliza o expectador e nos faz refletir sobre os verdadeiros propósitos da nossa existência.  Com uma trilha sonora agradável de ouvir e um enredo emocionante, somos desafiados a olhar tudo com uma nova ótica e encontrar as verdadeiras 'Dádivas da Vida'.
"O Presente" é um filme que recomendo para todos, pois faz bem ao coração, alegra a alma e nos transforma em humanos melhores.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 114 minutos
Gênero: Drama, Família, Romance, Gospel
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0

Conteúdo Correspondente