16/12/2014

Filme: "O Pássaro das Plumas de Cristal (1970)"

"- Vá para a Itália, vai ser divertido! Eles disseram."

"L' Uccello Dalle Piume di Cristallo" é o primeiro trabalho do diretor Dario Argento, mesmo diretor de giallos sensacionais como "Suspiria", "Prelúdio para Matar", "Phenomena", entre outros suspenses italianos excelentes.

Esse filme é um dos giallos mais importantes de todos os tempos e faz parte da trilogia dos bichos composta também pelos filmes "O Gato de Nove Caudas" e "Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza". Seu lançamento aconteceu em 19970.

A trama é muito bem construída, o suspense é intrigante, as atuações ótimas, a trilha sonora é fantástica e como é de praxe em filmes de Argento, tem desfecho com reviravolta.

O escritor americano Sam Dalmas (Tony Musante) mora na Itália e certa noite, ao passear pelas ruas de Roma, presencia uma briga dentro de uma galeria de arte.
Ao se aproximar do local, ele percebe que uma mulher ruiva foi esfaqueada por um homem vestindo capa, luvas e chapéu preto, mas ele não consegue se aproximar do assassino devido ficar preso entre as portas de vidro da galeria. A moça é apunhalada e o criminoso consegue fugir sem que Sam consiga ver seu rosto.
O escritor fica obcecado em descobrir que é o misterioso criminoso que estava por trás daquela capa escura, ele tenta lembrar os fatos que viu naquela noite, já que havia algum detalhe que não se encaixava.
Sam e sua namorada, Julia (Suzy Kendall) começam a ajudar nas investigações do inspetor Morosini (Enrico Maria Salerno) e assim descobrir a identidade do criminoso.
No entanto, o casal descobre que se trata de um serial killer que vem atacando mulheres e a polícia não consegue solucionar os assassinatos. Enquanto Sam tenta lembrar dos detalhes daquela noite na galeria de artes, mais crimes se sucedem, e não demora muito para ele e Julia entrarem na lista das próximas vítimas.
"O Pássaro das Plumas de Cristal" deixa a dúvida no ar, pois todos podem ser culpados, no caso, ser o serial killer. Todos são suspeitos até que o desfecho seja revelado, mas o final é daquelas surpresas de fazer qualquer espectador cair do sofá com a revelação.
O diretor Dario Argento usa técnicas da fumaça e das sombras, empregadas perfeitamente para esconder o criminoso criar uma atmosferas sinistra e horripilante. 
Com certeza esse filme é uma obra incrível que impressiona do início ao fim. Recomendo para todos os fãs do gênero de terror e suspense.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 98 minutos
Categorias: Giallo, Terror, Mistério, Suspense
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,6

Nenhum comentário:

Postar um comentário