25/12/2014

Filme: "O Grinch (2000)"

"Enxergar mais que a aparência é enxergar com o coração."

"How the Grinch Stole the Christmas" está entre os melhores filmes de Natal que assisti e não poderia faltar uma postagem aqui no blog sobre essa obra natalina com pitadas de horror.

Foi dirigido por Ron Howard e é baseado no livro do Dr. Seuss, escrito em 1957 e seu lançamento aconteceu no ano 2000. É a segunda maior bilheteria de férias de todos os tempos, atrás apenas de "Esqueceram de Mim".

Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. Venceu na categoria de Melhor Maquiagem.

O Grinch (Jim Carrey) é uma criatura amarga, mesquinha e horrenda que odeia o Natal e todos os sentimentos bons que a data desperta nas pessoas. Todo ano, na época natalina, ele entra numa profunda depressão.
Devido o aspecto estranho e cor verde, ele foi motivo de zombaria pelos colegas durante a infância, e agora que ele está adulto, seu desejo de vingança só aumentou ao longo dos anos.
E enquanto ele frequentava a escola, se apaixonou por uma garota, ela também gostava dele, mas devido as zombarias dos colegas no dia do Natal, ele decide fugir e se refugiar em uma caverna nas montanhas, tendo apenas a companhia do seu fiel amigo, o cão Max.
Grinch alimentava-se de lixo e utilizava sucatas para construir máquinas avançadas. Mas o que mais lhe perturbava era a aproximação do Natal, então ele tem uma ideia para banir completamente a data festiva.
Ele pretendo estragar o Natal da Vila dos Quem, uma aldeia próxima da sua caverna. Grinch se fantasia de Papai Noel e desce até o vilarejo para roubar todos os enfeites natalinos e presentes dos moradores.
E nesse mesmo tempo, Cindy Lou Quem (Taylor Momsen) passa os dias observando os moradores da vila, pois todos estão preocupados em comprar presentes, enfeites para suas casas e comilanças para a ceia de Natal, esquecendo o verdadeiro significado da data.
Os caminhos de Cindy e Grinch se cruzam durante a véspera de Natal, e ambos conhecerão o verdadeiro significado do Natal. 
"O Grinch" é um filme que retrata perfeitamente a sensação daquelas pessoas que odeiam essa data, que não acreditam na lenda do bondoso velhinho de longas barbas brancas, e para elas, todas essas declarações de boa vontade com o próximo, não passa de uma desculpa esfarrapada para dar razão ao consumismo exagerado.
O filme é recheado de humor cruel e sarcástico, mas que aos poucos se transforma numa fábula encantadora, e tenta passar ao espectador o verdadeiro espírito natalino.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 104 minutos
Categorias: Comédia, Fantasia, Família
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,7