25/12/2014

Filme: "O Adorável Avarento (1970)"

"Vou passar o Natal com minha família!"

"Scrooge" é uma adaptação adorável do famoso conto de Natal "A Christmas Carol" escrito pelo inglês Charles Dickens. Foi dirigido por Ronald Neame e seu lançamento aconteceu em 1970.

É um musical prazeroso de assistir e essencial na época natalina, pois provoca várias reflexões sobre o verdadeiro espírito do Natal. É claro que sempre existem pessoas avarentas, que odeiam o Natal e todas as comemorações que a data sugere, assim como nesse filme. Essa pequena fábula ganhou inúmeras adaptações ao longo da história, a primeira é de 1901. Outra versão muito conhecida é o curta-metragem "Um Conto de Natal do Mickey" produzido pela Disney, em 1983.

A história é centrada num velhinho tinhoso e arredio, extremamente apegado ao dinheiro e riquezas materiais, que abomina o Natal. Ele se chama Ebenezer Scrooge (Alberth Finney).
Ebenezer é rabugento, detesta as crianças do coral natalino, maltrata seu empregado e outras pessoas que batem na sua porta pedindo doações para os pobres, além de ignorar o convite do seu sobrinho Fred (Michael Medwin) para a ceia natalina. O seu maior prazer é contar moedas de ouro.
Devido suas experiências de vida, ele tem diversos problemas de saúde, deixando-o curvado, manco e ligeiramente paralisado de um lado do corpo, isso torna a sua fala ainda mais ameaçadora. Incapaz de afeiçoar-se com qualquer pessoa que seja, o velhinho parece predestinado a passar o resto de seus dias de vida, cobrando empréstimos dos habitantes da vila onde vive.
Todavia, algo inusitado acontece na véspera de Natal de 1960, Ebenezer é visitado pelo espírito de Jacob Marley (Alec Guinness) que foi seu sócio no passado. 
Carregando pesadas e dolorosas correntes, Jacob está condenado a vagar pela eternidade, devido sua avareza em vida. Ele vem para avisar Ebenezer que durante a noite receberá a visita de outros três espíritos, estes lhe mostrarão coisas muito importantes sobre sua vida.
Jacob desaparece e Ebenezer acredita que foi apenas um sonho, ou melhor, um pesadelo. Mas, ao ir se deitar, o primeiro espírito aparece mostrando a nostalgia do passado, Ebenezer vê como poderia ser sua vida se tivesse tomado outras decisões. 
Logo, o segundo espírito surge para mostrar a melancolia de seu presente, todas as amarguras e solidão da vida que o velhinho leva, e por último, ele conhece o arrependimento no futuro, onde vê que desperdiçou todas as oportunidades de ser e fazer outras pessoas felizes.
E assim vamos acompanhando o desenrolar dessa história, recheada com lindas canções natalinas e valores da vida e significado do Natal. Nem todos os musicais são tão contagiantes como este, as músicas empurram a narrativa adiante, acrescentando elementos discretos e essenciais para o desenvolvimento do filme. Além de contar com excelentes efeitos especiais, muito além da sua época de lançamento. 
"O Adorável Avarento" é um filme edificante, pois evoca os melhores sentimentos que podemos demonstrar a nós mesmos e ao próximo, pois nunca é tarde demais para ser uma pessoa melhor.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 103 minutos
Categorias: Musical, Drama, Família, Espiritualista, Clássico
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,5