23/12/2014

Filme: "Duas Semanas de Prazer (1942)"

"Adoramos ter você. Quando você vai embora?"

"Holiday Inn" é um dos filmes mais charmosos que tive a oportunidade de assistir. Musical  natalino encantador e muito divertido que foi dirigido por Mark Sandrich e seu lançamento aconteceu em 1942.

É o 5º Melhor Musical do cinema segundo a AFI (American Film Institute) e a música natalina "White Christmas" de Bing Crosby foi feita para este filme e vendeu mais de 50 milhões de cópias e é, segundo o Guinness Wold Records o single mais vendido da história. É irônico, mas a música se tornou mais conhecida que o próprio filme e já foi regravada por grandes nomes como Frank Sinatra, Elvis Presley, Doris Day, Lady Gaga e muitos outros artistas.

Foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro Original. Venceu na categoria de Melhor Música "White Christmas".

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download.

Jim Hardy (Bing Crosby), Ted Hanover (Fred Astaire) e Lila Dixon (Virginia Dale) formam um trio musical fantástico. E na véspera de Natal, Jim se prepara para sua última apresentação antes da aposentadoria e casamento com Lila. Mas a moça diz que está apaixonada por Ted e não irá casar com Jim. De coração partido, ele decide se mudar para uma fazenda.
No Natal do ano seguinte, Jim tem uma ideia para transformar sua fazenda em algo atrativo para todos e o "Holiday Inn" se tornar o maior entretenimento da região. Esse local só abre nos feriados.
Ted e seu agente Danny Reed (Walter Abel) zombam da ideia, mas lhe desejam boa sorte. A jovem Linda Mason (Marjorie Reynolds) vai a um show de Ted e senta na mesa reservada do artista. Lá estava Jim e os dois conversam sobre a possibilidade de espetáculos na pousada.
Na manhã seguinte, no caso, dia de Natal, Linda chega ao Holiday Inn e encontra Jim preparando o local para a véspera de Ano Novo. Jim canta pela primeira vez a música "White Christmas" e a pousada abre com casa lotada.
Lila foge com um milionário do Texas e Ted chega bêbado ao Holiday Inn para falar com seu amigo Jim. Ao chegar na pousada, ele começa a dançar com Linda e fica encantado pela jovem, acreditando que encontrou sua nova parceira, mas não lembra direito de quem era a moça.
Jim percebe o interesse de Ted em Linda e com medo de perdê-la, se nega a passar informações sobre ela. 

No feriado seguinte, Ted e Danny voltam a pousada para levar Linda com eles e encontram a jovem dançando com Jim. Linda pergunta se ela vai trabalhar com Ted, uma vez que não é obrigada a trabalhar nos feriados. Mas ela toma isso como uma proposta e a dupla segue dançando em todos os feriados seguintes.
Lila se arrepende e volta para tentar reatar seu romance com Ted. E Jim segue firme no seu propósito com a pousada, Linda o acompanha em todos os feriados.
"Duas Semanas de Prazer" certamente é um dos mais belos clássicos que já assisti. Recomendo para todos os apreciadores de bons filmes.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 100 minutos
Categorias: Musical, Romance, Comédia, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0