14/12/2014

501 Filmes Que Merecem Ser Vistos - Parte 4


Navegando através da Internet encontrei o livro 501 Filmes Que Merecem Ser Vistos que foi organizado por Ronald Bengar, ele contou com a ajuda de seis especialistas para montar essa coletânea.

"501 Filmes Que Merecem Ser Vistos é uma obra de referência que não pode faltar na estante de cinéfilos, de quem gosta de planejar os filmes do fim de semana ou, então, daqueles que não querem ficar fora das conversas no happy hour com amigos. A obra proporciona descobertas inesperadas em filmes clássicos e contemporâneos, que foram vistos pela perspectiva de conceituadas críticas de cinema. 501 Filmes Que Merecem Ser Vistos é a companhia perfeita para todos os admiradores da sétima arte, seja para os que procuram aprofundar seus conhecimentos sobre determinado filme ou gênero, seja para aqueles que procuram um guia de referência para montar sua cinemateca pessoal."


Vou disponibilizar os filmes dessa coletânea em diversas sequências contendo a descrição de 25 filmes. Confira a seguir a PARTE 4 desse livro maravilhoso e abranja seus conhecimentos sobre filmes.

Filme: Tubarão (1975)
"Você vai precisar de um barco maior."

"Jaws" foi dirigido por Steven Spielberg. A história tem início quando um terrível ataque de tubarão a banhistas, dá o sinal de alerta, que a praia da pequena cidade de Amity está sendo visita por um gigantesco tubarão branco. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia e da população local, o xerife local Martin Brody pede ajuda ao ictiologista  Matt Hooper e ao pescador veterano Quint para caçar o animal. Mas essa missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam. Confira mais detalhes do filme em Tubarão.

Filme: Sinfonia de Paris (1951)
"É horrível ficar ao seu lado assim, sem poder te abraçar."

"An American in Paris" foi dirigido por Vincente Minnelli. Nesse musical encantador, acompanhamos a luta do ex-soldado americano Jerry para conquistar a jovem Lise, por quem ele está completamente apaixonado. O rapaz é pintor de telas e, acaba recebendo ajuda de uma mulher muito rica que está interessada em Jerry. No entanto, ele só tem olhos para Lise, mas a moça esconde um grande segredo que irá mudar a vida de ambos. Confira mais detalhes do filme em Sinfonia de Paris.

Filme: O Morro dos Ventos Uivantes (1939)
"Existe uma força que nos trás de volta se na vida nossos corações forem selvagens."

"Wuthering Heigh" foi dirigido por William Wyler. Nessa primeira adaptação do clássico literário de Emily Brontë acompanhamos a trajetória de amor e ódio do cigano Heathcliff. Quando criança, o cigano é adotado por uma família rica, no entanto, seu irmão de criação jamais o aceitou. Heathcliff cresce sendo humilhado, e a única coisa que o prendia na fazendo "O Morro dos Ventos Uivantes" é o seu amor por Cathy, sua irmã de criação. No entanto, a moça decide casar com o vizinho e isso faz o cigano desaparecer, muitos anos depois Heathcliff reaparece muito rico e disposto a vingar-se de todos que o maltrataram. Confira mais detalhes do filme em O Morro dos Ventos Uivantes.

Filme: Filme: Duro de Matar (1988)
501 Filmes Que Merecem Ser Vistos
"Vamos John, pense seu idiota, pense seu imbecil, pense!!!"

"Die Hard" foi dirigido por John McTiernan. Nesse thriller recheado de ação e adrenalina, assistimos o detetive novaiorquino John McClane numa tentativa desesperada para salvar a mãe dos seus filhos das mãos de um grupo de terroristas que invadiram a empresa onde ela trabalha. Confira mais detalhes do filme em Duro de Matar.

Filme: Levada da Breca (1938)
"Como é possível que todas essas coisas aconteçam com uma única pessoa?"

"Bringing up Baby" foi dirigido por Howard Hawks. Nessa Screwball Comedy conhecemos o paleontólogo David, que tem o objetivo de conseguir uma doação de 1 milhão de dólares para o museu onde trabalha. Entretanto, David conhece Susan, uma amalucada herdeira que decide se casar com ele, diante disso, a vida do paleontólogo vai virar das avessas. Confira mais detalhes do filme em Levada da Breca.

Filme: Corra que a Polícia Vem Aí! (1988)
O mundo inteiro enlouqueceu."

"The Naked Gun: From the Files of Police Squad!" foi dirigido por David Zucker. Nessa comédia acompanhamos as trapalhadas do detetive Frank, que recebeu a missão de proteger a Rainha Elizabeth II de uma possível tentativa de assassinato. Mas o detetive acaba se apaixonando por Jane, porém, ela faz parte do grupo de Vincent, o mentor do atentado contra a rainha. Confira mais detalhes do filme em Corra que a Polícia vem Aí!.

Filme: A Bela da Tarde (1967)
"De um lado um casamento tradicional, fora dele, uma vida de fantasia e prazeres."

"Belle de Jour" foi dirigido por Luis Buñuel. Nesse clássico do surrealismo, conhecemos Séverine, uma mulher casada, mas que se sente infeliz no casamento. Após uma conversa com um amigo, a moça decide procurar a dona de um discreto bordel, dessa forma, Séverine vai realizar suas fantasias sexuais. Confira mais detalhes do filme em A Bela da Tarde.

Filme: Juventude Transviada (1955)
"Vocês estão liquidando comigo."

"Rebel Without a Cause" foi dirigido por Nicholas Ray. Jim Stark  é um encrenqueiro que acaba sendo preso de madrugada por embriaguez e desordem. No distrito policial está Judy, uma jovem que está revoltada com o pai e John Crawford que atirou em alguns cães. Após serem libertados, parecia que tudo estava resolvido, mas ao tentar fazer amizade com sua vizinha Judy, Jim cria um desentendimento com Buzz, namorado da moça e líder de uma gangue. Esta rivalidade vai gerar algumas situações com trágicas consequências para todos. Confira mais detalhes do filme em Juventude Transviada.

Filme: Monstros (1932)
"Nós a aceitamos, como uma de nós. 


"Freaks" foi dirigido por Tod Browining. A história se passa em um circo de atrações bizarras, onde pessoas com deficiências físicas são tratadas como aberrações. Nesse circo vive a bela trapezista Cleópatra, ela e seu amante Hércules resolvem aplicar um terrível golpe em Hans, um anão que mora no circo e é herdeiro de grande fortuna. Porém, Cleópatra não contava com a intervenção dos amigos de anão. Confira mais detalhes do filme em Monstros.


Filme: O Fantasma da Ópera (1925)
"Vocês estão dançando sobre os túmulos de homens atormentados."

"The Phantom of the Opera" foi dirigido por Rupert Julian. É a primeira adaptação do romance homônimo para o cinema. Conhecemos Erik ou O Fantasma, um homem desfigurado que vive no subsolo de um grande teatro da cidade de Paris. Ele se apaixona pela jovem cantora da ópera e após ludibriar a moça, tenta convencê-la a esquecer seu grande amor. Confira mais detalhes do filme em O Fantasma da Ópera.


Filme: Os Sapatinhos Vermelhos (1948)
"Dançarás - Disse o Anjo - Dançarás com teus sapatos vermelhos... Dançarás de porta em porta... Dançarás, dançarás sempre..."

"The Red Shoes" foi dirigido pela dupla Michael Powell e Emeric Pressburger. Esse espetáculo de filme conta a história de Victória Page. Ela é uma bailarina promissora que acaba sendo escolhida pelo autoritário Boris Lermontov para ser a estrela principal da montagem "Os Sapatinhos Vermelhos". O diretor também contrata o compositor Julian Craster para fazer parte da sua companhia. Victória e Julian acabam se apaixonando e vivendo uma linda história de amor, porém, Boris é muito rígido e a partir desse momento começa o trágico fim da bailarina. Confira mais detalhes do filme em Os Sapatinhos Vermelhos.

Filme: O Homem de Palha (1973)
"Você nunca entenderá a verdadeira natureza do sacrifício."

"The Wicker Man" foi dirigido por Robin Hardy. Nessa trama envolvente e assustadora, conhecemos o policial Neil que viaja até a ilha de Summerisle para investigar o desaparecimento de uma jovem. Chegando na ilha, o policial descobre que os habitantes praticam rituais pagãos, e todos afirmam não conhecerem a garota desaparecida. O mistério aumenta quando o policial conhece o Lord Summerisle, o líder da seita pagã, e todos os acontecimentos levam Neil a concluir que a garota está viva, porém será usada em um ritual para os deuses. Confira mais detalhes do filme em O Homem de Palha.



Filme: As Três Noites de Eva (1941)
"O que eu estou tentando dizer é - eu não sou um poeta, eu sou um ofiologista - eu sempre te amei. Quero dizer, eu nunca amei ninguém, além de você."


"The Lady Eve" foi dirigido por Preston Sturges. Nessa comédia romântica amalucada conhecemos o ofiólogo Charles, um jovem ingênuo e herdeiro de uma cervejaria. O rapaz se encanta pela sedutora Jean, uma golpista que também se apaixona pelo rapaz, mas quando ele descobre sobre a vida obscura da moça, a rejeita. Magoada, Jean planeja uma vingança, ela finge ser Lady Eve, uma herdeira inglesa. Charles fica confuso com a semelhança da moça com Jean, mas acaba se casando com ela, dessa forma Jean se vinga, porém, continua apaixonada pelo rapaz. Confira mais detalhes do filme em As Três Noites de Eva.


Filme: A Bela e a Fera (1946)
"Quero minha fera de volta!"

"La Belle et la Bête" foi dirigido por Jean Cocteau. Nesse clássico do cinema antigo, acompanhamos a história de Bela, ela é filha de um comerciante que acabou roubando uma rosa do jardim de um ser meio humano, meio fera. Bela possui duas irmãs malvadas e invejosas, no entanto, a jovem Bela se propõe em ir no lugar do pai. Ao chegar no castelo, Bela descobre que aquela Fera era muito mais humana e gentil que a grande maioria das pessoas. Confira mais detalhes do filme em A Bela e a Fera.

Filme: Acossado (1960)

"Dormir é triste. O sono obriga as pessoas a se separarem. Se diz 'dormir juntos' mas não é verdade."

"À Bout de Souffle" foi dirigido por Jean-Luc Godard. Esse filme conta a história do criminoso Michel Poiccard, que após roubar um carro, segue rumo à Paris, mas no caminho mata um policial. Chegando em Paris, ele procura a jovem Patrícia, uma americana aspirante à jornalista, e tenta convencer a moça a ir com ele para a Itália. No entanto, seu retrato está em todos os jornais e Michel se refugia no apartamento de Patrícia, lá eles fazem planos para o futuro, porém, o destino do criminoso já estava traçado. Confira mais detalhes do filme em Acossado.


Filme: O Exterminador do Futuro (1984)
"Hasta la vista, Baby!"

"The Terminator" foi dirigido por James Cameron. Este filme mostra que em um futuro próximo, os seres humanos entrarão em guerra contra as máquinas e diante do caos, os robôs decidem enviar para o passado um androide, com a missão de matar a mãe daquele que se transformaria em um grande líder e o pior inimigo das máquinas. No entanto, os humanos também enviam para o passado um representante deles para salvar Sarah Connor que viria a ser a mãe de John Connor. Confira mais detalhes do filme em O Exterminador do Futuro.

Filme: Amnésia (2000)
- Já te falei do meu problema? - Toda vez que a gente se encontra."

"Memento" foi dirigido por Christopher Nolan. Após sofrer um assalto, resultando no assassinato de sua esposa, Leonard consegue matar um assaltante, mas acaba sofrendo uma pancada na cabeça, que o deixa na beira da morte. Após sair do hospital, Leonard trava uma caçada particular ao homem que matou sua mulher, o único problema é que agora Leonard está com amnésia recente, ele não lembra dos fatos ocorridos há 15 minutos. Confira mais detalhes do filme em Amnésia.

Filme: Rastros de Ódio (1956)

"Ela não é mais minha sobrinha."

"The Searchers" foi dirigido por John Ford. Nesse faroeste eletrizante, acompanhamos Ethan Edwards que decide voltar para a casa do irmão após a Guerra Civil ter acabado. Mas os Comanches invadem a propriedade, matando a família e raptando as filhas do casal. Quando Ethan descobre o ocorrido, ele transforma a busca pelas sobrinhas no seu objetivo de vida, ele fica obcecado em matar os índios e seu ódio racista aflora. Durante a busca, Ethan encontra o corpo da sobrinha mais velha, mas ele não desiste de encontrar a outra menina e conta com a ajuda do sobrinho Martin. Confira mais detalhes do filme em Rastros de Ódio.

Filme: Robocop - O Policial do Futuro (1987)

"Venha comigo, morto ou vivo!"

"Robocop" foi dirigido por Paul Verhoeven. Num futuro próximo, o policial Murphy é ferido mortalmente por uma gangue. Seu corpo é utilizado num programa de robótica para lutar contra a criminalidade e eis que surge um homem-máquina a serviço da justiça. Confira mais detalhes do filme em Robocop: O Policial do Futuro.

Filme: O Último dos Moicanos (1992)

"Você é forte, mas vai sobreviver."

"The Last of the Mohicans" foi dirigido por Michael Mann. A história se passa século 18, em meio à guerra entre franceses e ingleses no continente norte-americano. Nathaniael é um homem branco criado pelos índios que tenta defender sua tribo dos ataques. Mas o pior conflito desse homem se dá quando ele apaixona-se por Cora, filha de um oficial britânico. Confira mais detalhes do filme em O Último dos Moicanos.

Filme: Romeu + Julieta (1996)

"Estas alegrias violentas, têm fins violentos. Falecendo no triunfo, como fogo na pólvora. Que num beijo se consomem."

"Romeo + Juliet" foi dirigido por Baz Lurhmann. Na versão moderna da peça de Shakespeare o cenário é Verona Beach. Os Capuleto e os Montéquio são duas famílias que sempre se odiaram, têm rixas sem cessar, mas isto não impede que Romeu, um Montéquio, se apaixone pela bela Julieta, uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas consequenciais, em virtude desta insana rivalidade familiar. E o desfecho dessa linda e triste história de amor todos já conhecemos. Confira mais detalhes do filme em Romeu + Julieta.

Filme: Uma Noite Alucinante 2 (1987)

"Quem está aí?"

"Evil Dead 2" foi dirigido por Sam Raimi. Quando Ash leva sua namorada Linda para passar o uma noite na cabana abandonada, ele encontra uma fita de áudio que foi abandonada por um professor. Ash coloca a fita para tocar, ouvindo citações do livro dos mortos. Os encantamentos despertam as forças do mal na floresta ao lado, que transformam Linda em um monstruoso Deadite. O objetivo é fazer o mesmo com Ash, mas ele recebe a ajuda da filha do professor, de um mecânico que trabalhava com ele e sua namorada. Confira mais detalhes do filme em Uma Noite Alucinante 2.


Filme: Velocidade Máxima (1994)

"Soube que relações baseadas em experiências intensas nunca dão certo."

"Speed" foi dirigido por Jan de Bont. A história acontece em Los Angeles. O psicopata Howard Payne colocou uma bomba dentro de um ônibus, que explodirá caso a velocidade do veículo seja inferior a 80 km/h. Diante disso, Jack Traven, um policial, entra no veículo com ele em movimento e explica a situação aos passageiros, mas um deles, que tinha cometido algum tipo de crime, sente-se perseguido e acaba provocando um tiro acidental, que fere o motorista. Isto força o policial a pedir que Annie Porter, passageira, que dirija sem deixar cair a velocidade ou todos morrerão, enquanto a polícia tenta encontrar um meio de desarmar a bomba. Confira mais detalhes do filme em Velocidade Máxima.

Filme: Mary Poppins (1964)

"Pessoas praticamente perfeitas não deixam os sentimentos se misturarem com a razão."

"Mary Poppins" foi dirigido por Robert Stevenson. A história se passa em Londres de 1910. O banqueiro, George Banks redige um anúncio pedindo uma babá, após Michael  e Jane, seus filhos, mais uma vez sumirem e fazerem a babá pedir demissão. As crianças escrevem um anúncio, que difere bastante da babá que George pensa em contratar, tanto que depois de lê-lo o rasga e joga na lareira. No entanto, os pedaços de papel milagrosamente voam juntos até uma nuvem próxima, onde está uma pessoa muito especial: Mary Poppins, que desce das nuvens até a casa dos Banks, usando um guarda-chuva mágico como pára-quedas. Michael e Jane ficam fascinados com Mary Poppins, pois ela é exatamente a babá que sempre sonharam. Confira mais detalhes do filme em Mary Poppins.

Filme: Ladrão de Casaca (1955)

"Eu sou Conrad Burns"


"To Catch a Thief" foi dirigido por Alfred Hitchcock. Nessa trama conhecemos o veterano ladrão de joias John Robie, conhecido como "o Gato", ele se vê obrigado a voltar à ativa quando uma série de assaltos semelhantes aos que costumava praticar assusta seus vizinhos na Riviera Francesa e chama a atenção da polícia. Disposto a capturar o verdadeiro culpado e provar sua inocência, ele arma um plano audacioso que envolve a mimada e bela Frances Stevens. Confira mais detalhes do filme em Ladrão de Casaca.


Aproveite para conferir a Parte 3 dessa coletânea sensacional.

Beijos da Scheila!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário